Xixi de Gato: Cuidados com a saúde


Bom dia!

Sabiam que problemas urinários em felinos são muito comuns? Saiba identificar os sintomas antes que o problema se agrave.

Xixi de gato

Basta observar o comportamento do felino para perceber que há algo errado, principalmente algo relacionado ao trato urinário. Conforme o veterinário especializado no setor de medicina felina do Hospital Veterinário Santa Inês, Dr. Alexandre G. T. Daniel, as doenças mais comuns são as inflamações e os cálculos, e o fator predominante é a baixa ingestão de água.

Alguns fatores externos também contribuem para o aparecimento de problemas urinários, assim como mudança de ambiente, chegada de um novo gato na casa, estresse, etc.

Machos e fêmeas estão vulneráveis ao problema, mas gatos castrados e obesos têm maior predisposição, pois eles são menos ativos e ingerem menos água. Além dos gatos machos também ter uretra mais fina, que obstrui com facilidade e bloqueia o fluxo de urina.

Caso o fluxo de urina não for normalizado em até 48 hora o bichano pode morrer por causa da retenção de toxinas no organismo, por isso é importante levá-lo ao veterinário assim que notar o problema para que o canal seja desobstruído.

Os sinais são bastante evidentes, basta observar o gato quando ele for usar a caixa de areia. Os gatos tendem a sentir dor ao urinar, ir diversas vezes urinar e a urina pode apresentar sangue. Segue abaixo um quadro com alguns sinais:

sinais na hora de urinar

Sempre consulte um veterinário, pois problemas gastrointestinais e ligados à constipação podem gerar disposição parecida, e jamais medique o gato por conta própria, alguns remédios destinados a doenças urinárias em humanos são fatais para felinos.

Basicamente o tratamento é feito com analgésicos e aumento de ingestão de água, a utilização de rações úmidas também são recomendadas. E lembrando que todo estresse deve ser evitado, ok?

Espero que tenham gostado da dica, e fiquem de olho no seu gato. =)

Beijos!

Fonte: Revista Dahora – Agora (05.05.2013)

Anúncios

Sobre Sora 空

Paulistana, 30 anos, tem 70 gatos em casa.

Publicado em maio 15, 2013, em Uncategorized e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

  1. gostei das dicas tenho gatos e ele faz xixi ate em mim a urina deles provoca algum germe na pele?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: