“Não se pode ensinar novos truques a um cachorro velho”. Será?


Bom dia!

Talvez vocês não saibam, mas eu tenho dois cães, o Shigure, que tem aproximadamente 9 anos de idade, e o Nati (sim, ele é macho, foi minha avó que deu o nome), que tem 14 anos de idade.

Os dois tiveram problemas de saúde, principalmente o Nati pela idade, e tivemos que mudá-los para a garagem, onde eles teriam mais atenção e mais cuidados. Dois cães machos, que logo marcaram o território, urinaram em tudo, e defecaram em diversos pontos, deixando muita sujeira e um cheiro horrível. Enfim, são dois cães idosos, que não são castrados, que mudaram de ambiente e ainda não sabem onde fazer as necessidades no local adequado, portanto será que conseguimos ensinar novos truques e colocar novas regras?

OLD DOG

Não sou especialista em cães (nem gatos, que fique bem claro), mas os treinadores e veterinários acham possível que animais idosos possam aprender novos truques. Claro que a velocidade de aprendizado não é a mesma de um filhote, por isso o treinamento de um animal idoso é uma tarefa que precisa de tempo e paciência.

Antes de iniciar um treinamento é necessário uma visita ao veterinário, pois ele irá avaliar a saúde do animal. Com a idade alguns animais não escutam direito, outros se locomovem com dificuldade, dentre outros problemas que vem com a idade. Então depois do diagnóstico, as atividades podem ser desenvolvidas sem que haja incômodos para o animal.

As atividades devem ser compensadas com um petisco que mais agrada o animal. Caso ele não faça o que for solicitado nada de castigo ou gritos! Simplesmente não dê o petisco. E cada novo truque aprendido use palavras de incentivo e motivação.

Tudo isso é, além de tudo, um modo de aproximar tutor e animal. Uma atividade que estimula a mente e o corpo de ambos, e com certeza isso gera mais qualidade de vida para o animal idoso.

E lembre-se que animais de temperamento forte não vão mudar por completo, não adianta, por exemplo, desejar que um cão dominante seja totalmente submisso. Em todo caso, é necessário paciência e amor.

Como li em um artigo da Virgínia Wells do Canil Zuo’s: “Se a personalidade de um cão é um pedaço de madeira, a aprendizagem é um verniz sobreposto em cima dele. É a madeira mutável? Não! O verniz pode ser mudado? Pode apostar que sim – e em qualquer idade.”

Enfim, agora é aplicar estes conhecimentos com o Nati e o Shigure, e volto aqui para contar como foi, ok?

E quem passou ou está passando pela experiência de treinar seu velhinho conte aqui como foi!

Beijos!

Sora Cat Rangers

Anúncios

Sobre Sora 空

Paulistana, 30 anos, tem 70 gatos em casa.

Publicado em março 27, 2013, em Uncategorized e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

  1. Esses velhinhos e suas manias… Mas se pode mudá-las, por que não tentar? Boa sorte com o adestramento!

    Beijos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: