Cheshire – O Gato Sorridente


Bom dia, como estão?

Popularmente conhecido como Gato Sorridente ou Gato de Alice, o gato Cheshire é um dos mais famosos gatos da literatura e do cinema.

Cheshire, um dos personagens de “Alice no País das Maravilhas” de Lewis Carol, tomou diversas formas nas versões para o cinema, porém sua principal característica foi mantida: o grande sorriso.

O Livro “Alice no País das Maravilhas” (Alice’s Adventures in Wonderland) foi publicado em 4 de Julho de 1865. Nasceu do improviso de uma história contada para entreter as irmãs Liddel (Lorina Charlotte, Edith Mary e Alice Pleasance Liddel), durante um passeio pelo Rio Tâmisa. A maior parte das aventuras foram baseadas e influenciadas em pessoas, situações e edifícios de Oxford, na Inglaterra.

No livro o Gato Sorridente Cheshire aparece em dois capítulos: Capítulo 6 “Porco e Pimenta” e Capítulo 8 “O Campo de Croquet da Rainha de Copas”, somente no cinema Cheshire teve mais aparições e interações com Alice e os demais personagens.

Ilustração de John Tenniel.

Curiosidades:

  • Cheshire é provavelmente da raça British Shorthair;
  • Ele é um dos poucos personagens que conversam com Alice;
  • Cheshire é um condado da Inglaterra;
  • Cheshire também é uma expressão inglesa para uma pessoa que vive sorrindo ou ri muito (explicado o grande sorriso);
  • Provavelmente Lewis Carroll usou o fato de o gato ir desaparecendo aos poucos, começando pelo rabo e terminando pelo sorriso, de um queijo fabricado na sua época, chamado Queijo de Cheshire, que tinha a forma de um gato e que se comia começando pelo rabo;
  • Cheshire tem dona, é a Duquesa, que é apresentada juntamente com o gato no Capítulo 6.

Cozinheira, Cheshire, Duquesa, Bebê e Alice, em cena do livro.

Na história o gato dá as orientações para Alice, mesmo que sendo de forma confusa. Vejam a primeira aparição de Cheshire no filme da Disney de 1951, notem que ele desaparece do rabo à cabeça:

Pensando no sucesso do filme de Tim Burton em 2010, foram lançados alguns jogos, como o “Alice in Wonderland” e “Alice – Madness Returns”, nos dois títulos o Gato Sorridente acompanha a personagem principal, orientando e ajudando durante as telas. Eu tenho os dois títulos do jogo, salvei o “Alice in Wonderland” no Wii, muito bom, recomendo! E estou jogando “Alice – Madness Returns”, posso dizer que não é um dos meus preferidos, é bem perturbador, e a minha falta habilidade dificulta a passagem das telas, mesmo com a ajuda do gato.

Versão do Gato Sorridente no game “Alice – Madness Returns”

Gostaram de saber um pouco mais sobre o “Gato da Alice”?

E para quem quiser, tem um lindo Papertoy do Cheshire clicando AQUI. Será baixado automaticamente no seu computador um arquivo em .ZIP contendo a imagem em PDF, depois é só clicar AQUI para ver as instruções de como montar, legal né?

Beijos, e uma ótima quarta para vocês!

 

Anúncios

Sobre Sora 空

Paulistana, 30 anos, tem 70 gatos em casa.

Publicado em agosto 8, 2012, em Uncategorized e marcado como , , . Adicione o link aos favoritos. 10 Comentários.

  1. Amei…….. Gosto da sua iniciativa

  2. pelos meus conhecimentos o gato do Alice in wonderland represente um estuprador da historia real ‘-‘ e o seu sorriso representa o sorriso que ele fazia enquanto abusava dela ‘-‘(ah e ela era esquizofrênica)

  3. que medo @_@’ /\

    Anyway, O de madness returns é meu favorito *–* teve o jogo anterior, do ano de 2000, chamado American McGee’s Alice, e está pra sair o 3 (se a EA games liberar, tem até um abaixo assinado na net pra liberarem kkk) No caso desses jogos, O cheshire parece um Sphynx :3

  4. ACHEI IRADO MUITTO FERA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: