Raiva


Bom dia!

Os gatinhos estão expostos a diversas doenças, principalmente quando ele tiver acesso à rua, uma destas doenças é a Raiva. Existem atualmente campanhas de vacinação contra a Raiva, mas vale alertar dos sintomas e dos cuidados.

Raiva (também conhecida como Hidrofobia) é uma doença infecciosa causada por vírus da família Rhabdoviridae, gênero Lyssavirus, que pode ser transmitida através da saliva e até mesmo pela mordida de um animal infectado, nem toda mordida é motivo para preocupação, a Raiva é transmitida somente através de um animal infectado.

Ciclo Epidemiológico da Raiva

Todos os Mamíferos, inclusive o ser humano, podem ser infectados. A infecção é fatal, mas pode ser evitado através de vacina e alguns cuidados.

Profilaxia

Os cuidados são basicamente vacinar o bichano a partir do 3º mês de vida e anualmente com a vacina Anti-rábica, e evitar que o gato dê os seus passeios pela vizinhança, nunca se sabem os perigos que eles são expostos.

Sintomas

  • Mudança de comportamento e hábitos;
  • Agressividade excessiva;
  • Salivação excessiva;
  • Paralisia na mandíbula e nos membros posteriores.

Os sintomas clínicos nos seres humanos é semelhante aos dos animais.

O que fazer com um animal com suspeita de Raiva?

O animal deve ser isolado, e ficar em observação por dez dias, se ele estiver sadio poderá voltar para o convívio na casa, mas tudo monitorado por um médico veterinário! Caso o animal esteja realmente infectado infelizmente deverá ser eutanasiado, pois a infecção é progressiva e afeta o sistema nervoso, o animal acaba sofrendo demais.

O que devo fazer se fui mordido ou arranhado por um gato com suspeita de Raiva?

Primeiramente  diante de uma caso de mordida ou arranhadura por qualquer animal, a primeira providência a ser tomada, e altamente eficaz, é lavar o ferimento com água e sabão/detergente. Isso dificulta a penetração do vírus nos tecidos mais profundos, impedindo que ele atinja as terminações nervosas por onde se propaga.

Observar e isolar o animal e ir direto para um hospital para que sejam feitos os devidos procedimentos, assim como para os animais, não há cura para seres humanos infectados.

Estima-se que mais de R$ 50 milhões são gastos pelo Governo do Brasil para o controle da Raiva. O Programa Nacional de Controle da Raiva, coordenado pelo Ministério da Saúde, desde 1973, e ações sistemáticas de controle da raiva canina, o perfil epidemiológico da raiva no país passou por uma sensível alteração.

A Raiva não tem cura! Quando contraída leva o animal e os humanos a morte, previna-se!

Fica a dica!

Anúncios

Sobre Sora 空

Paulistana, 30 anos, tem 70 gatos em casa.

Publicado em agosto 1, 2012, em Uncategorized e marcado como , , . Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

  1. Nossa, boa postagem!! Tenho que vacinar os meus, mas confesso que falta-me um pouco de grana pra isso — aiai….

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: