Terapia com Animais


Bom dia!

Quem tem um animal de estimação sabe dos benefícios que ele trás para a vida, mas sabe que ele pode fazer muito mais pela sua saúde?

A relação com os animais tem efeitos terapêuticos, e atualmente os animais tem um papel importante na recuperação de diversos pacientes.

Não somente os equinos são utilizados na terapia com animais, mas também animais domésticos como cães, gatos, coelhos e até pássaros. Por exemplo, o Papagaio tem sido utilizado com muito êxito no tratamento de crianças autistas, pois a criança emite um som e a ave o imita, e isso trás um benefício sensorial enorme para o paciente.

Tartarugas no tratamento de ansiedade, coelhos para tratar de desenvolver e devolver a coordenação motora, cães para tratar da depressão, enfim, diversos animais em benefício da saúde dos humanos, o que mostra que os animais são realmente melhores amigos do homem.

Os gatos até então não eram muito utilizados, pois as estrelas dos tratamentos com animais sempre foram os cães, por sua maior aceitação. Mas recentes estudos tem mostrado que os gatos também trazem benefícios à saúde dos seus donos, e poderão também ser utilizados de forma terapêutica.

A história do pequeno Fraser Booth, de apenas 4 anos, é um lindo exemplo. Ele mora no Reino Unido e é autista. Os acessos de raiva e lágrimas foram amenizados graças ao gato Billy, que foi adotado pela família. Agora os dois são inseparáveis, e a convivência entre os dois só tem trazido bons resultados.

“Billy fez uma diferença completa para nossa vida familiar, ele tirou o stress, ele adicionou a felicidade e um ar de calma, ele foi simplesmente incrível”, declarou Louise, mãe do garotinho.

São notados também benefícios na terapia com pessoas idosas. O simples ato de acariciar o gato lhe proporciona um exercício, pois movimenta os braços. O ronronar possui uma vibração que alivia a ansiedade e o stress, ajudando em pacientes idosos a lidar como por exemplo com o câncer, pacientes que necessitam de sessões de quimioterapia, que são desgastantes. Os gatos ajudam também com a memória, além do calor e companhia diária.

Senhora idosa em Hospital, recebendo a visita de seu gato. Sem mais informações sobre esta foto.

Mas antes que você saia correndo atrás de um gato saiba que não é qualquer um que pode se candidatar a vaga de um Animal Terapeuta. Existem alguns requisitos, que basicamente são:

  • O gato deve estar saudável e com suas vacinas em dia, para que não haja nenhum problema com a possível imunidade baixa de alguns pacientes;
  • O gato deve ter comportamento dócil e calmo, deve tolerar puxões, apertões e não reagir bruscamente à diferentes sons e visões.

Todo tratamento deve ser acompanhado por um médico! O tratamento com animais deve ser um complemento do tratamento convencional.

Existem diversos outros benefícios da utilização do gato como um Animal Terapeuta, muitos que somente o dono de um bichano sabe.

E se não existir afinidade com os gatos, existem outros animais que são utilizados, todos trabalhando em benefício da saúde dos seres humanos. E por isso acredito que devemos respeitar os animais, e amá-los, eles nos ajudam e também devemos ajudá-los.

Espero que tenham gostado.

Beijos,

Sobre Sora 空

Paulistana, 30 anos, tem 70 gatos em casa.

Publicado em julho 23, 2012, em Uncategorized e marcado como , , . Adicione o link aos favoritos. 3 Comentários.

  1. Olá ,achei muito bom seu blog ,gostaria de por seu artigo no meu blog dando seu seu como referencia .leo bazilho

  2. Fatima Eliane Alvis

    Bom dia tenho 6 gatos e todos eles fazem xixi em volta da casa,nas paredes, em cima do carro e dentro de casa todos são castrados e mantenho a caixa de areia limpa não sei o que fazer para mudar esse comportamento tenho 5 macho e 1 fêmea que também faz xixi por toda casa estou enlouquecendo vc pode me ajudar obg

Deixe um comentário