Purr Purr Purr


Bom dia!

Você conhece bem o seu gato? Sabe porque ele ronrona?

O ronronar é um som emitido pelo gato para expressar sentimentos, faz parte da comunicação dos felinos. O som, semelhante a de um motorzinho, é ativado por estímulos do cérebro enviados até a laringe, que se contrai e relaxa a cada 40 milésimos de segundo, assim provocando o som característico de um motor. E de acordo com a Revista Superinteressante o ritmo é semelhante ao bater de asas de um beija-flor, cerca de 25 batidas por segundo.

O gato doméstico ronrona em uma faixa de frequência entre os 22,4 e 30,2 hertz. Diferentemente do miado, o ronronar produz um som de timbre grave, audível apenas a curtas distâncias. Então aumente o som para ouvir melhor o ronronar dos gatinhos.

Grande Felinos

E os grandes felinos ronronam? Sim, grandes felinos também conseguem ronronar, isso inclui leões, leopardos, chitas. Ouça este ronronar de uma chita, raro de se captar:

Ronrom Terapia

Em muitos sites a ideia da Ronrom Terapia é defendida. Os gatos trazem benefícios à saúde dos humanos, dizem que acariciar um gato alivia o stress e diminui a tensão arterial. Alguns especialistas vão mais longe, afirmam que o ronronar também aliviam a dor, principalmente as dores de cabeça, isso por causa das vibrações e sons graves que produz.

Os gatos já são usados em terapias com humanos, da mesma foram que muitos outros animais, como golfinhos, cavalos e cães. Entretanto o uso dos gatos como terapia são inicialmente para tratar de estress e dores de cabeça.

O Ronronar Mais Alto do Mundo

Um gato que vive em Pitsford, Inglaterra, tem o ronronar mais alto do mundo.

A façanha foi anunciada pelo Livro Guinness de Recordes, que confirmou que o som emitido por Smokey, de 12 anos, atinge um pico de 67,7 decibéis – 14 vezes mais alto do que o de um gato normal.

“É incrível que o ronronar dele seja tão alto quanto o barulho de um aspirador de pó”, disse o editor do livro dos recordes, Craig Glenday.

Smokey entrou para o Guinness, link da notícia clique aqui.

Ronronar 2.1

Com não dá para ter um gato a tira colo para cada situação de estress e para as dores de cabeça do dia-a-dia hoje existem vários aplicativos para celular (Android e IOS) que imitam o ronronar de um gato, até quem tem alergia a gatos pode se beneficiar.

Espero que tenham gostado de saber um pouco mais sobre o comportamento dos gatos.

Beijos,

Anúncios

Sobre Sora 空

Paulistana, 30 anos, tem 70 gatos em casa.

Publicado em julho 17, 2012, em Uncategorized e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: