Fogos de Artifício vs Animais


Bom dia!

Hoje é um dia importante para os corinthianos, final da Libertadores, 100 anos esperando este título, e mesmo não sendo corinthiana creio que desta vez o time paulista vai levar o título.

E por causa deste título inédito desde a manhã de hoje já se ouvia fogos de artifício, então imagine como será a noite, sendo que o Corinthians vai jogar em casa!

Com a gritaria e os fogos os animais ficam bem assustados, e é bom saber como prevenir a amenizar o stress deles.

Em dias de jogo, datas comemorativas, festas de final de ano, não tem jeito, as pessoas soltam fogos de artifício. Mesmo o espetáculo sendo muito bonito de se ver, os animais sofrem bastante com o barulho pois tem a audição bem mais aguçada que a nossa, e isso acaba levando a episódios de stress, convulsões, arritmias que podem ser seguidas de morte, fugas que podem ocasionar atropelamentos, acidentes, irritabilidade e até provocar surdez. Em animais silvestres pode ocorrer alteração no ciclo reprodutor e morte.

Portanto seguem algumas dicas básicas que podem ajudar seu bicho de estimação:

  • Acomode os animais dentro de casa;
  • Feche portas e janelas para evitar fugas;
  • Coloque algodão ou tampões no ouvido do seu animal, para que o som seja abafado;
  • Deixe o animal em um cômodo com as janelas fechadas, para que ele não possa ouvir o barulho dos fogos com clareza;
  • Não deixe muitos animais juntos, pois com a irritabilidade eles podem brigar;

  • Muitos animais se sentem mais confortáveis com a presença dos donos, portanto pegue o animal no colo, segure com firmeza e converse com ele em tom baixo;
  • No caso dos pássaros leve a gaiola para dentro de casa, coloque a dentro de um cômodo fechado, com pouca entrada de som, e cubra a gaiola com tecido de cor clara;
  • Deixar o animal preso por correntes nestas horas não é o indicado, pois o animal pode acabar se enforcando;
  • Pouco antes de começar os fogos de artifício deixe a TV ou Rádio ligado com o som alto, para o animal se distrair;
  • Tire de perto objetos que podem quebrar, ou tudo que pode derramar;
  • Forneça alimentos leves, pois distúrbios digestivos provocados pelo pânico podem matar (torção de estômago, por exemplo);
  • Faça tocas para os animais com edredons ou caixas de papelão, onde eles possam se esconder.

TREINO

Há um jeito de minimizar o stress do animal fazendo um treino no dia, horas antes dos fogos.

Veja como fazer neste trecho retirado de uma matéria da Agência de Notícias de Direitos dos Animais (ANDA):

“A educadora e orientadora de cães Yara Hirano Zemdegs, de São Paulo, ensina um truque para ir, aos poucos, mostrando aos animais que os fogos de artifício não são perigosos. Na linha dos exercícios de dessensibilização, esse é um trabalho preventivo e gradativo que associa coisas positivas aos estímulos negativos (barulho) recebidos. Veja como fazer:

Procure um CD que toque as simulações dos sons de fogos de artifício, bombas, trovão e barulho de chuva. Há alguns à venda ou você pode baixar pela internet.

Comece tocando bem baixinho para o animal, em horas pontuais, como no momento em que o cão se alimenta e nas horas das brincadeiras preferidas dele, sempre com a sua presença e interação.

Faça deste momento algo bom. Brinque, converse, mantendo sempre uma atitude positiva.

Nunca aumente o som repentinamente, apenas aos poucos, e se ele não estiver notando o barulho.

Faça o exercício de forma gradativa, todos os dias, se possível. Comece com alguns segundos, até chegar a um tempo máximo de cinco minutos de treino.

Quando os fogos forem reais, tente associar com a comida ou com alguma brincadeira que ele adore. No começo ele pode não aceitar, porque o desconforto é enorme, mas com o treino isso irá mudando.”

Recentemente, com muita tristeza, ouvimos uma notícia de uma cadela que ficou muito ferida e ficou surda, por causa de uma bomba atirada por um membro da equipe do cantor Thiaguinho. Lamentável!

Cadela ferida por bomba em Campinas, clique aqui para ver reportagem completa.

Infelizmente não podemos abrigar e proteger todos os animais de rua, mas se possível, deixe caixas de papelão para os animais de rua de esconder, e enquanto ao seu animalzinho, tome todas as medidas necessárias para que não hajam acidentes.

É bom comemorar, mas sempre presando a saúde dos animais.

Beijos,

Anúncios

Sobre Sora 空

Paulistana, 30 anos, tem 70 gatos em casa.

Publicado em julho 4, 2012, em Uncategorized e marcado como , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 6 Comentários.

  1. EU ACHO UMA CRUELDADE COM OS ANIMAIS..CARAMBA PRA QUE FOGOS DE ARTIFICIO, TEM OUTRAS MANEIRAS DE MOSTRAR FELICIDADE..OS ANIMAIS DE RUA NAUM TEM COMO SE PROTEJER…ACHO Q ALGO TEM Q SER FEITO…..

  2. Cambada de seres estúpidos e inúteis sem noção do quanto são lixo e por isso ficam soltando bombas feito debiloides…
    Passam necessidades & até fome, mas não deixam de lutar e morrer por causas e coisas como o futebol 7 seus malditos fogos de artifícios !

    Mal sabem ler e escrever, aprenderam a desenhar o nome e acham que são instruídos e inteligentes… convictos de que são guerreiros só por acordarem cedo para se sujeitarem a uma ridícula função onde mal ganham para comprar um pão… fora as condições que se sujeitam para ir e vir de volta ao seu ridículo lar, que pensam ser a casa de uma grande família…

    E fora tudo isso ficam fazendo filhos e largando-os por ai como se o mundo tivesse o dever de orientar, educar, alimentar & aguenta-los

    Vão se fuder, raça do caralho !!!!

    Ps: Desculpe a linguagem mas tem horas que não da…

  3. Em vez de usar os pobres bichinhos para experiencias testes & tal porque não usar seres humanos imprestáveis hein ???

    Nossa nos presídios tem tantos & em tantos outros lugares por esse mundo …

  4. Olá pessoal, gostaria muito de colaborar e de alguma forma tentar sensibilizar “aqueles” que soltam fogos, pois também adotei cachorrinhos e eles sofrem muito com estes malditos “foguetes” e nós sofremos muito mais por eles! Eu possuo um site que coloco a disposição para editar o assunto. http://www.maraturista.com Atenciosamente. Mario Dittmann

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: