Não fique calado!


Bom dia!

Creio que a maioria dos leitores deste blog gosta de animais, não precisa morrer de amores, mas todos aqui creio que respeitam os animais, e quem gosta deles.

Mas, infelizmente, para o bem sempre há o mal. Com a popularização da internet temos maior acesso a casos de maus tratos e absurdos cometidos por mentes doentes, uma vez que até os próprios autores divulgam seus atos como se fossem um tipo de prêmio, um motivo de orgulho.

Não se cale! Seu silêncio é tudo o que o agressor precisa para continuar maltratando animais, assim li no site do Instituto Nina Rosa.

Não dê as costas para um animal que precisa de ajuda, eles não podem clamar por ajuda, mas eles podem ter você como voz para dar um basta!

Qualquer tipo de maus-tratos devem ser denunciados na Delegacia de Polícia, levando consigo a maior quantidade de informações possível. A denúncia de maus-tratos é legitimada pelo Art. 32, da Lei Federal n.º 9.605 de 1998 (Lei de Crimes Ambientais).

Art. 32 – Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos.
A pena será de 3 meses a 1 ano de prisão e multa, aumentada de 1/6 a 1/3 se ocorrer a morte do animal.

E a Constituição Federal de 1988 diz, em seu artigo 225, parágrafo 1°, que cabe ao Poder Público:

VI – promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a preservação do meio ambiente;

VII – proteger a fauna e a flora, vedadas, na forma da lei, as práticas que coloquem em risco sua função ecológica, provoquem a extinção de espécies ou submetam os animais a crueldade.

Na Delegacia apresente o número da Lei, ou então imprima a Lei na íntegra pois não são todas as autoridades que tem conhecimento. Assim que o Escrivão ouvir seu relato sobre o crime, cabe a ele instaurar inquérito policial ou lavrar um Termo Circunstanciado. Se se negar a fazê-lo, sob qualquer pretexto, lembre-o que ele pode ser responsabilizado por crime de prevaricação, previsto no art. 319 do Código Penal (retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício, ou praticá-lo contra disposição expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal).

Leve todas as informações possíveis do agressor: Nome completo, endereço, características físicas, etc. Sem informações do agressor nada pode se fazer. Quando o caso por atropelamento e omissão de socorro anote a placa do veículo, para que seja feito averiguação junto ao Detran.

Caso não tenha tempo para comparecer a Delegacia o Boletim de Ocorrência (B.O.) também pode ser feito pela internet através do site http://www.seguranca.sp.gov.br/

Se o caso foi um flagrante acione o 190 e aguarde no local para que seja feita a averiguação e as autoridades tomem as devidas providências. E nas duas situações acompanhe o processo, não deixe que caia no esquecimento e promova a impunidade.

Se o crime for contra Animais Silvestres você pode acionar a Polícia Florestal, ou então IBAMA através da Linha Verde – 0800.618080.

Fontes e mais informações:

Adoro ilustrar meus posts com imagens e vídeos, mas neste eu não vou fazê-lo. Só procurando por maus-tratos pela internet há uma enxurrada de imagens que deixam qualquer um triste. São imagens fortes que eu não desejo colocar aqui, são imagens que chocam e me fazem ficar triste com o ser humano, e me pergunto pra quê? Para quê tanta maldade? Não poderia simplesmente não ter um animal de estimação, evitar contato com cães, gatos e outros animais? Ficar calado, vendo os agressores ficarem impunes não é a solução, um dia pode ser um gatinho morto com crueldade, outro dia pode ser uma pessoa.

Quantos críticos de Facebook não adoram falar que este tipo de mobilização deveria ser voltado às crianças carentes, à educação, para os casos de corrupção política que se multiplicam no Brasil? E quantos torcem o nariz quando compartilhamos uma imagem de um animal que sofreu maus-tratos e precisa de ajuda? Nenhum levanta a bunda da cadeira, então eu digo, se cada um fizer a sua parte, por mínima que seja, deixaremos um bairro, uma cidade ou até um país mais seguro para nossos familiares, amigos, crianças e animais. Dedique-se um pouco para fazer a vida melhor!

Beijos,

Anúncios

Sobre Sora 空

Paulistana, 30 anos, tem 70 gatos em casa.

Publicado em junho 28, 2012, em Uncategorized e marcado como , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

  1. Sabe pessoas que judiam de gatos tem k ter o mesmo castigo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: