Gateiro de 1ª Viagem


Bom dia pessoal, como estão?

Eu me tornei gateira no final de 2007. Um dia eu estava voltando do trabalho, e descendo a rua ouvi um miado sofrido de um filhote de gato. Desacelerei o passo em busca da origem do miado, até que encontro debaixo da roda de um carro uma gatinha frajolinha toda suja e assustada. Meu coração derreteu feito manteiga, peguei ela no colo e levei para minha casa. Na época eu tinha (e ainda tenho) dois cães, mas mesmo assim eu abriguei a gatinha. Minha mãe brigou comigo, não gostava de gatos, e fez com que eu procurasse um dono pra ela. Depois de algumas buscas achei um dono para a gatinha, mas quem disse que a minha mãe me deixou doar? Minha mãe, que não simpatizava com gatos, tinha se apaixonado pela gata, minha avó a batizou de Mika, e a partir daí começou a minha história com os gatos.

Caso você pretende ter um gatinho, não foi pego de surpresa como eu, leia as dicas do Cat Rangers:

Você está preparado?

Tempo: Dar atenção, alimentar, brincar, levar no veterinário. Apesar dos gatos serem independentes, não quer dizer que você vai deixar seu gato largado dentro de casa.

Alergias: Você ou algum familiar tem alergia a pelo de gato? Verifique antes de adotar, não dá para conviver com a alergia e o gato, teria que viver de antialérgico. Já doei um gato para uma senhora e ela teve que devolver o gato para minha casa, pois a neta espirrava direto.

Condomínio: Quem mora em apartamento precisa se certificar se o condomínio aceita animais.

O Gato Ideal

Filhotes de gatos são naturalmente lindos, cuidado com esta armadilha. Adotar o filhote mais lindo e fofo da ninhada não pode ser a melhor alternativa. Faça alguns testes, pegue o filhote no colo, brinque com um e outro, assim você pode notar a diferença entre as personalidades deles. E se quiser um gato mais tranquilo, adote um gato adulto, afinal ele é mais maduro e sabe lidar com humanos, mas não descarte os testes.

Adote Sempre

Eu gostaria muito de ter um Maine Coon ou um Savannah, mas cada filhote custa de 2 à 5 mil Reais! Além de eu não ter dinheiro acho um absurdo pagar este valor para criadores, enquanto centenas de filhotes de gatos SRD (Sem raça Definida) vagam pelas ruas. Muitos protetores retiram animais das ruas , cuidam, castram, vacinam, vermífugam e os colocam para adoção, um trabalho muito lindo e admirável.

Então adoção é a primeira opção!

Segurança

Diferente dos cães, não há muitos obstáculos que conseguem parar um gato. Então coloque tela nas portas e janelas. Fiz um post sobre telas baratas e seguras, confira clicando aqui.

Não deixe o bichano ter acesso à rua, ele pode se perder ou ser atropelado.

Produtos químicos, assim como fios elétricos longe do alcance.

Feche a máquina de lavar e micro-ondas, e sempre verificar antes de usar, afinal gatos gostam de lugares escondidos.

O que comprar

Caminha: Uma almofada macia para o gatinho descansar.

Caixa de areia: Para o gato fazer as necessidades.

Potinhos: Para a ração e a água.

Caixa de transporte: Para quando for preciso ir ao veterinário, ou para qualquer outro local. Gatos não costumam usar coleiras, então o melhor mesmo é a caixa de transporte.

Brinquedos: Não precisa de brinquedos caríssimos, improvise bolinhas, fitas, linhas, até um uma folha de jornal torcido faz a alegria dos gatos.

Arranhador: Assim o gato desgasta as unhas, e salva sua mobília.

Últimas dicas

Compre tudo o que o gato precisa com antecedência, não deixe para última hora e não deixe faltar nada.

As primeiras semanas são de adaptação, tanto para o dono quanto para o felino. Então você deve ensinar seu gato o que pode e o que não pode, é claro que não será de um dia para o outro, mas vocês conseguem. Quem nunca teve gato pode ficar surpreso, pois os gatos são muito ativos, e como dito acima, não há obstáculos para eles, assim eles vão subir nos móveis, melhor aceitar isso.

Veterinário é indispensável. Leve o gato pelo menos uma vez por ano, é muito bom ter um veterinário de sua confiança.

Castre o gato, ajuda a combater a superpopulação e o abandono.

Gostaram das dicas?

Agora é adotar um, dois, três, quantos gatinhos quiser!

Beijos,

Sobre Sora 空

Paulistana, 30 anos, tem 70 gatos em casa.

Publicado em maio 23, 2012, em Uncategorized e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

