Aversão a Gatos


Olá pessoal, como vão?

Sei que estou em falta aqui no blog, mas fiquei doente e não deu mesmo para me dedicar aos posts aqui do blog.

Como estou me sentindo melhor vamos ao tema de hoje!

Quantas pessoas que você conhece que dizem “Não gosto de gato”? A afinidade é maior com cães do que com gatos, isso é fato, mas por quê?

A Ailurofobia (galeofobia, gatofobia, catufobia) é o medo irracional por gatos, mesmo mantendo distância pessoas com esta fobia tendem a ficar incomodadas ou até mesmo entrar em pânico. O vídeo abaixo ilustra bem isso:

Mesmo em vídeo as duas participantes do Freak Show Programa não gostam nem de olhar! Imagina navegando na internet, afinal a internet é feita de gatos.

Tirando estes casos pesquisei aqui e acolá reuni algumas teorias:

Pessoas que não gostam de gatos tiveram alguma experiência ruim com gatos na infância.

Um exemplo disso é o relato de uma mulher que não simpatizava com gatos, pois um gato tinha matado um passarinho que ela gostava.

– Ideias erradas sobre o comportamento e personalidade dos gatos.

Gatos tem personalidades diferentes, alguns mais amáveis e outros mais fechados. Não queira generalizar, assim como cachorros cada um tem uma personalidade diferente.

Quem diz isso nunca teve contato muito próximo com gatos, minha mãe, por exemplo, não gostava de gatos, até eu chegar com a Mika, e agora estamos com sessenta, e ela ama cada um deles!

Quando não gostam de alguém, simplesmente se afastam, não tentam morder e nem precisam ficar latindo insistentemente, só somem da sua vista. Aqui quando chega visita, ou alguém querendo adotar, alguns gatos desaparecem, outros ficam ronronando entre as pernas das visitas ganhando carinho. Olha, eu posso dizer que cada gatinho tem seu jeito e seu comportamento, assim como qualquer outro pet.

– Crendices e superstições

Durante a Idade Média, os gatos chegaram a ser vítimas de inúmeras crueldades, pois devido a crendices populares, algumas pessoas acreditavam que esses animais fossem possuídos pelo diabo.

Até hoje existe a crendice que gato preto dá azar, e por isso em Dia das Bruxas e Sexta-Feiras 13 (como pode ver no post aqui), os bichanos são usados em rituais de magia negra e demais crueldades.

– Alergia

A alergia a pelo de gato, mas afinal cachorro não tem pelo também? Os dois tem pele e pelo bastante semelhantes. Mas para isso até já tem solução, Gatos antialérgicos! São vendidos a um valor absurdo para aqueles que sofrem com a alergia ao pelo de gato.

– Clube do Totó e do Bichano

Pode parecer besteira, mas tem gente que é Gato ou Cachorro, não se pode gostar dos dois.

– Superioridade

Gatos não atendem ao seu chamado, entram e saem quando quiser, brincam sozinhos, se limpam sozinhos, dificilmente vão sentar e “dar a patinha”.

Não se pode querer um animal para mandar e desmandar, fazer o papel de dono e animal, com os gatos o caso é igual para igual, você e eles estão na mesma posição hierárquica.

O gato, assim como o cão, pode se tornar o melhor amigo do homem.

Bem, estes foram os motivos que eu consegui identificar.

Não quer dizer que eu não goste de cachorros! Tenho dois em casa e me dou muito bem com cachorrinhos! Eu gosto de cães, gatos, porquinhos da índia, coelhos, hamsters, leões, cobras, cavalos, de todos os animais! A intenção deste post é para descobrir melhor porque as pessoas não gostam de gatos.

E depois de você ler este post se animar e sair atrás de um gato, uma dica:

Não saia abraçando os gatos ou pegando no colo! Deixe o gato chegar perto de você, te cheirar, se acostumar, depois você pode começar a fazer carinho! Se ele não for com a sua cara nem vai se aproximar, e se tentar forçar alguma aproximação com certeza ele vai te arranhar, aí sim você terá motivo de ficar com trauma de gatos!

Gente, por favor, deixem seus comentários, sua impressões, críticas e sugestões!

Beijos,

Anúncios

Sobre Sora 空

Paulistana, 30 anos, tem 70 gatos em casa.

Publicado em maio 11, 2012, em Uncategorized e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

  1. o gato é um animal oportunista so vem a você quando precisa, o cachorro é um mais carinhoso e fiel ao seu dono está do seu lado na alegria e na tristeza, isso é um fato comprovado porque o unico felino que vive em bando é o leão todos os outros vivem (caçam) sozinhos é da sua natureza, já os cães vivem em bando ajudam um ao outro….o gato concerteza não é um bom animal para se criar ele vive sozinho e nunca está disposto a retribuir carinho você não vê gatos ao lado de mendigos por exemplo po que ele so fica do seu lado enquanto é util a ele ja o cachorro mesmo passando fome está do seu lado para o dê vier!

    fobias são traumas- muita gente tem medo de cachorro…isso não significa nada!

    • Concordo com você, gatos não tem expressão está sempre com cara de azedo e preguiça, são traiçoeiros e imprevisível não fazem nada o dia todo, não gosto de gatos, mas não maltrato, sempre que vejo uma pessoa com muitos gatos já penso que ela tem problemas emocionais. …

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: