Obesidade Felina


Bom dia pessoal!

Falaremos um pouco sobre os gatinhos gordos.

Antigamente se ouvia dizer que estar gordinho era sinal de saúde, até hoje a minha vó elogia as outras pessoas dizendo que elas estão gordinhas, nem todo mundo leva como um elogio, mas isso não vem ao caso. Hoje a obesidade é relacionada à vários problemas de saúde, despertando a preocupação das pessoas e dos médicos. E se é assim com os humanos por que seria diferente com os animais?

Um gato gordo não é sinal de que ele está saudável, muito pelo contrário! Gatos são rápidos, ágeis, esguios e muito ativos, se um animal com estas características começa a engordar e ficar cada vez mais sedentário deve começar a se preocupar.

A obesidade felina é fruto, muitas vezes, de doenças como:

  • Diabete;
  • Hipertensão;
  • Doenças Articulares (tais como Artrose e Artrite);
  • Doenças do Trato Urinário;
  • Constipação;
  • Lipidose Hepática;
  • Distúrbios dermatológicos.

Porém pode ter início através de uma dieta incorreta, castração, depressão, ansiedade, baixa autoestima e por muitas vezes por ficar sozinho em casa, se tornando sedentário.Não é interessante como as doenças humanas também aparecem nos animais? Até o stress, até então uma doenças do ser humano, está os afetando.

Se notar que o seu animalzinho está engordando demais consulte seu veterinário de confiança para que ele possa informar com exatidão o motivo da obesidade, e assim tomar as medidas necessárias para o bichinho voltar ao peso ideal.

Mas se seu animalzinho ainda está em boa forma a dica é brincar com ele pelo menos meia hora por dia e oferecer uma dieta balanceada à base de ração! Sim, pois conheço muita gente que além da ração dá um pedacinho de carne aqui, um franguinho ali, aí já viu né?

Gatinhos gordinhos podem parecer fofinhos (vide Maru), mas por trás da obesidade pode haver um problema de saúde muito grave, portanto é melhor tomar muito cuidado.

Bem, fica a dica por hoje!

Fontes: MdeMulher.com.br e Petmag.com.br e GatoMania.com.br

Update!

Um gatinho com nada menos do que 17kg foi abandonado pela sua dona em Santa Fé, nos E.U.A., e corre o risco de morrer de tão gordo.

Perde o fôlego facilmente, e na reportagem foi comparado ao Gato de Botas do filme do Shrek.

O tamanho do gatinho impressiona, e dá para ver a dificuldade que ele tem em caminhar, pular então deve fazer tempo que não sabe o que é isso! Hoje ele está em um abrigo onde espera por adoção =(

Segue a matéria completa, em inglês:

http://www.latimes.com/news/nation/nationnow/la-na-nn-fat-cat-20120423,0,7614835.story

Grande beijo,

Anúncios

Sobre Sora 空

Paulistana, 30 anos, tem 70 gatos em casa.

Publicado em abril 25, 2012, em Uncategorized e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: