Xixi de Gato: A Limpeza


Bom dia, como estão?

No post anterior eu falei sobre Xixi de Gato: Problemas e Soluções, e como havia prometido falarei sobre como limpar o xixi dos gatos.

Manter a casa limpa e arrumada, mesmo com animais de estimação, é possível?

Não precisa ter gato em casa para saber que o odor de urina de gato é muito forte. O ideal é que o gato urine e defeque na caixa de areia, pois a areia (de boa qualidade) absorve a urina sem deixar que fique o cheiro. Porém tem que manter a caixa de areia limpa, e longe dos potes de água e comida, senão o gatinho pode se recusar a usar e fazer xixi em outro lugar da casa.

Superfícies Impermeáveis (Piso, Ladrilhos, Azulejo)

A limpeza em ambientes como banheiro, lavanderia, quintal, e demais ambientes com superfície impermeável, é fácil

  • Lavar o local com água e sabão em pó normalmente;
  • NÃO utilize produtos com cloro pois o cheiro se assemelha à amônia presente na urina do gato, e assim o gato territorialista vai  urinar novamente no local;
  • Passe um pano umedecido com vinagre (de preferência de limão) depois da limpeza com água e sabão;
  • Depois de de ter secado, passe um pano com um desinfetante, ou um neutralizador de odores de sua preferência.

Em pisos de madeira a limpeza tem que ser feita imediatamente, pois a urina pode manchar e penetrar na madeira, assim o cheiro fica mais difícil de ser eliminado, sendo necessária a limpeza  de mais de uma vez no mesmo local até a eliminação completa do cheiro.

Superfícies Permeáveis (Móveis, Cortinas, Tapetes, Etc)

Para eliminar o cheiro de tecidos e superfícies porosas é um pouco mais complicado, pois os tecidos absorvem rapidamente a urina. No caso de sofá e almofadas se a urina penetrar na espuma o cheiro vai ficar, e então só com uma limpeza profunda.

Receitinha caseira:

  • Vinagre (preferencialmente de limão);
  • Água;
  • Bicarbonato de Sódio;
  • Detergente de Louça (preferencialmente cítrico)
  • Água Oxigenada 3% (ATENÇÃO! Tem que ser 3%, pois se o volume for maior pode descolorir o tecido.

1º Com um papel toalha ou uma fralda de pano pressione o local com urina até que tenha absorvido tudo, use mais papel toalha se necessário, não esfregue!

2º Com uma solução de 50% de água e 50% de vinagre (de limão preferencialmente) borrife no local até que penetre nas fibras mais profundas (sofás por exemplo), deixe agir por alguns minutos, e depois absorva o excesso com papel toalha ou fralda de pano;

3º Salpique Bicarbonato de Sódio no local;

4º Misture ¼ de xícara de água oxigenada 3% com uma colher de chá de detergente para louça, e borrife a solução sobre o bicarbonato de sódio, esfregue com uma escova de dentes velha ou uma escovinha macia, para não estragar o tecido, deixe secar;

5º Após seco remova o pó do bicarbonato de sódio com aspirador ou escovinha.

O bicarbonato de sódio poderá ser espalhado em tapetes e até mesmo em sofá, e depois de agir por alguns minutos ser aspirado para tirar o cheiro do animal de estimação, e até mesmo cheiro de cigarro e outros odores.

ATENÇÃO: Sempre use luvas! Faça o teste da água oxigenada em um pequeno pedaço do tecido antes de se aventurar a jogar a mistura, pois mesmo sendo 3% ele pode manchar.

Como identificar o xixi seco? Basta usar uma luz negra, pois o xixi de gato brilha com a luz negra, assim será fácil identificar o local, e se não tiver a luz negra vale perceber os locais com coloração diferente e até mesmo ser guiado pelo olfato. Primeiramente limpar com um pano umedecido em água quente e detergente, e depois seguir os passos acima.

Review 

Com sessenta gatos em casa e sem nenhuma experiência anterior com gatos, a família foi descobrindo na prática o que funciona e o que não funciona. Então vamos ao review de desinfetantes e odorizadores que usamos e o resultado que notamos na limpeza da casa.

Pinho Sol/Desinfetante Eucalipto 

Adoro o cheiro do Pinho SOL, cheiro de limpeza! Porém só funciona no vaso sanitário, pois para odorizar o ambiente depois da limpeza da urina e fezes não funciona, fica um cheiro agradável por poucos minutos, depois some. Assim como demais desinfetantes de Eucalipto do mercado. Também não deve ser a função do produto né?

Sanol

Sanol promete remover odor dos animais de estimação. Pode até funcionar com um ou dois gatinhos, mas não foi eficiente contra os meus sessenta. O cheiro fica por alguns minutos no ar e depois some por completo. Infelizmente não testei os outros produtos da linha, mas estes desinfetantes foram ineficazes no meu caso.

Coala

Coala, é um concentrado de Óleo de Eucalipto de 140 ml. Esse foi muito eficaz na odorização do ambiente! Em um balde com água coloque poucas gotinhas do produto e depois com um pano umedecido nesta mistura passe pela casa para odorizar, o cheiro permanece na casa por um bom tempo. Recomendadíssimo, pois além de ser eficaz ele rende bastante por usar somente algumas gotas. Só não gosto do de Citronela, pois o cheiro não me agrada, mas para quem quiser afastar moscas e mosquitos é super indicado. O de Lavanda é uma delícia.

Saiba mais do produto clicando AQUI.

Herbalvet

Herbalvet Ourofino, é um desinfetante e desodorizador específico para uso em canis, gatis, clínicas veterinárias e em casas onde tenham 60 gatos. É mega eficaz no que propõe, tira o cheiro MESMO! As embalagens vem com 1 litro, porém o produto rende muito, são 10 ml do produto para 5 litros de água! O produto não é muito barato, mas vale a pena, ainda mais se tiver poucos animais em casa, pois o produto vai render por muito tempo. Esse tem o selo Cat Rangers de aprovação!

Conheça mais do produto clicando AQUI.

Imagem totalmente ilustrativa hahahahaha

Bem pessoal espero que tenham gostado das dicas, e pode ter certeza que não teve “jabá” no review dos produtos, a intenção é mostrar as melhores maneiras e os produtos mais eficazes.

Interaja com o post, comente sobre o que funcionou e o que não funcionou na sua casa, ou se testou a dica acima, e diga se o cheiro sumiu, vamos trocar informações!

Em outro post falarei sobre intoxicação de animais por conta de produtos de limpeza.

Fontes:

Beijos

Sobre Sora 空

Paulistana, 30 anos, tem 70 gatos em casa.

Publicado em setembro 6, 2012, em Uncategorized e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. 130 Comentários.

  1. Post perfeito!! vou testar desesperadamente as dicas porque lá em casa é foda!!! Adorei a dica da luz negra, meu pai tem uma canetinha com luz negra, vou sair por aí caçando xixi! uaHAuhaUHAuaHUAhuaHU Já mandei pra mãe ler u.u

  2. ADOREI. OBRIGADA

  3. ADOREI TENHO 20 GATOS,
    UFA VOU FAZER A RECEITA OBRIGADA PELA DICA.

  4. muito bom!!!!Tenho 6 gatos.Dois são machos
    O mais velho nunca tinha me aprontado,mas
    de uns tempos pra cá,eu mudei de cidade e
    alugeii uma casa,e vem sempre um gatinho
    aqui na porta.Por esse fato,o Jack (o mais velho)
    fica enciumado e vira e mexe,(sempre bem escondido
    marca seu territorio)O pior é que ele já fez no edredon
    no sofáááá(affffff) ou seja:em qqer lugar.Embora eu lave
    Adorei o post mas gostaria de umas dicas,para gato safado
    que urina nas roupas (risos) Um bjo gde e parabéns pleos
    gatinhos.Um dos maiores maotivos por eu não adotar mais
    gatos é justamene esse PAVOR da urina deles que é algo
    assim terrivelmente penetrante

    • Olá Glória!

      Fico feliz que tenha gostado do post. =)

      Então, quando as roupas estão limpas elas não tem um cheiro familiar pro gato, ou seja, tem cheiro de amaciante e não o cheirinho da “mamãe”. Aí o que eles fazem é urinar na roupa pra marcar território.

      O indicado é evitar que eles tenham acesso a roupa recém limpa e não deixar que eles entrem no guarda roupa. Quando usar uma roupa limpa, antes de vesti-la, passar a peça nos braços e barriga pra que ela fique com o seu cheirinho, isso é, se eles fizerem xixi em cima de você.

      Espero que tenha gostado das dicas.

      Beijos!

  5. gostei das dicas, vou tentar pois ja estou bem desanimada, estou evitando que pessoas venha na minha casa por causa do cheiro da minha cozinha,as paredes e o piso sao de um material de ceramica poroso, por mais que eu limpe sempre ta com cheiro de xixi, tenho seis gatos e dois machos são responsáveis por isso, urinam nas paredes o tempo todo, isso que sao castrados e bem tranquilos. abraços

    • Olá Daniela,

      Tente borrifar uma solução de água e vinagre de limão nos locais onde eles mais fazem xixi, faça o teste e me conte de eles voltaram a urinar nos locais.

      Obrigada pela visita!

  6. obrigada! vc vai salvar minha vida… realmente já testei alguns métodos e não obtive muito sucesso. suas dicas são ótimas…

  7. Olá!!!!
    O meu gato fez xixi no meu colchão… o cheiro é insuportável.
    Já secou, será que essa mistura resolve?

    Aproveito pra perguntar>>>>
    Tem um gato de rua que bate em tds os outros aqui da redondeza… o meu é castrado, ainda sim ele vem bater no meu em casa… Como não há mais a disputa de território, porque o “MALVADEZA” ( gato malvado rsrs) continua batendo neles???
    Amo gatos! Parabéns pelo post.

    • Olá Angela,

      A mistura poderá resolver o problema sim, lave o local com sabão e água morna, depois faça o passo-a-passo da mistura para superfícies permeáveis.

      Pode não haver disputa do território por parte do seu gato, pois ele já é castrado, mas o gato de rua ainda quer marcar território. Tente amenizar o odor da urina do seu gato usando os produtos de limpeza citados acima, ou então água e vinagre, nos locais ao ar livre que seu gato mais faz xixi, assim o gato de rua não vai farejar o odor e brigar com seu gato. Por exemplo: Se o gato de rua entrar pela garagem, borrife água e vinagre, ou então os produtos de limpeza na garagem para camuflar o cheiro do seu gatinho, essa dica pode ajudá-la.

      Depois me fale se deu certo, ok?

      Muito obrigada pela visita e pelo comentário.

      Beijos!

  8. Não sei o que faço

    pois depois que a femea chegou meu gato que nunca miava, não para de mia

    e faz xixi pela casa toda

    vou lavar o quintal com vinagre e agua pra tentar espantar os da vizinhança
    quem sabe ajuda.

    e limpar os locais onde ele costuma fazer com sua mistura, mas tenho poucas esperanças
    porque ele não tem lugares fixos
    ele levanta do rabo e borrifa pela casa toda.
    Obrigada pela dica

    beijos

  9. Bom dia! Vou tentar a receita hoje mesmo pois adotei temporariamente os filhotes da gatinha da minha rua ate desmamarem e serem adotados e em 2 semanas apesar da caixa de areia eles so querem urinar no meu sofá e nas caminhas deles. Fiquei muito triste pelo meu sofá e quero fazer a sua receita, mas nunca vi vinagre de ,limao. Aonde encontro isso??? Muito obrigada!

    Denise

    • Olá Denise,

      Espero que a receita dê certo, você encontra Vinagre de Limão na maioria dos supermercados. Na prateleira você poderá notar que terá Vinagre de Álcool, Vinagre de Maçã, e lá estará o Vinagre de Limão. ok?

      Depois me conte se deu certo.

      Beijos, e muito obrigada pela visita!!!

  10. Olá adoreii as dicas,

    Como faço pra encontrar esses produtos?

    Herbalvet Ourofino e Coala.

    • Oi,

      O Herbalvet você encontra em veterinárias e lojas de produtos para animais. E o Coala você encontra em supermercados, na parte de produtos de limpeza.

      Obrigada pela visita!

  11. Oi …caramba 60 gatos !!!Tenho apenas 1 e aprendi que colocando goma de tapioca no banheiro dele “fundo da tijela” os cristais de silica que uso no lugar da areia dura muito mas e facilita a limpeza ! abraços.

  12. olivanda martins barbosa

    estou precizando desta dica pois, o meu gato esta acabando meu sofá da vontade de chorar qdo ele faz xixi ,vou tetar, depois te digo se deu certo

  13. Gente tenho seis GATAS e elas estao fazendo xixi por toda casa os móveis de madeira estao estragando de tanta agua e detergente…….elas fazem xixi igual a gatinho macho. O cheiro é terrivel…..

  14. Nossa foram dicas muito boas, vou experimentá-las, pois aqui em casa ta terrivel com meu York… Beijos.

  15. Legal, estou adorando as dicas e repassando para criadoras de gatos que também tem o mesmo problema!

  16. Olá Sora,

    Muito obrigada pelas dicas, em casa temos 6 gatos e uma rotwailler, que são como irmãos… porém depois que meu gato macho adulto foi atropelado, estamos recebendo um visitante nada agradável que está deixando o ambiente com um cheirinho nada agradavel… vou testar o ultimo produto indicado!

    Beijos

  17. Tenho uma gata, de seis meses. Ela está fazendo muito xixi no nosso sofá. Vou fazer a limpeza que você indicou, mas tem alguma dica para que ela mude esse comportamento?

    • Olá Adriana,

      Talvez seja o ambiente novo, talvez castrando ela melhore o comportamento. Depois faça a limpeza que indiquei no post para retirar qualquer resíduo de urina para que ela não faça novamente no local, ok?

      Depois me diga se funcionou!

      Beijos!

  18. Oi Sora, amei o post, porém não encontrei a água oxigenada 3% o mínimo aqui é 10% qdo falo de 3% tiram até sarrinho :(

  19. Oi Sara!

    tenho 3 gatos, posso da um banho neles uma vez por mes?

    Beijos*

  20. vou testar pois tenho 7 gatos e estou tendo problemas com xixi por tda a casa adorei as dicas depois digo se deu certo pois amo meus gatinhos e cachorros bj

  21. Aninha Marques

    Vou experimentar, tenho 4 gatos (2 fêmeas e 2 machos castrados) estou grávida de 7 meses e não mudei meu tratamento com eles,mas eles estão terríveis, tô com vontade de doar eles pq não tô aguentando mais eles fazerem xixi por toda a casa, fico com vergonha de receber visitas, vou tentar agora mesmo! Obrigada!

    • Tenta sim Aninha, e volte aqui para falar o resultado!

      • Tente também os florais.O fato de vc não mudar seu comportamento,não que dizer que eles não sintam suas alterações(hormonais) face a gravidez.Os florais funcionarão para dar equilibrio emocional aos seus animais.Bjs

  22. Muito obrigada, Sora. Tenho um filho de 7 anos, uma cadela e duas gatas adotadas _ todos os meus animais foram e são adotados. A gatinha mais recente faz xixi na cama de meu filho, na minha cama e na cama da minha cadela. Acabei de esterlizá-la, mas parece que não resolveu. Vou tentar suas dicas. Parabéns pela pessoa que você demonstra ser.

  23. amiga tenho uma gata castrada de 7 anos ela faz xixi na minha cama..to ficando louca vou tentar suas dicas..e aproveitar e cobrir o colchão com plastico…bjs

  24. nossa , eu tenho 8 miaus, essa semana estou testando o sanol eucalipto com hortelã, sanol dog e sanol gatos

  25. Ola, to eu aqui na batalha contra o xixi do meu gato! Fiz a solução acima descrita, mas como aqui não tem oxigenada 3%, coloquei a de 10% so que em menor quantidade, melhorou bem mas ainda tem cheiro no meu sofa! Me pergunto PQ SERA QUE ELES FAZEM ESSA SACANAGEM COM A GENTE NE? eles sao extremamente inteligentes e sabem qnd. estão de sacanagem! tanto que qnd. fui limpar o xixi do sofa ele saiu de fininho com a orelha meio baixa e deu no pe!!! Bem, vou fazer essa aplicação mais x e volto pra contar ok? Valeu a dica!!!

    • Olá Maria Alice,

      Também fico pensando como alguns gatinhos, lindos e espertos ainda teimam em fazer xixi onde não deve =S

      Testa as dicas e me fale, que eu estou planejando uma segunda parte do post, com mais dicas e relatos de leitores.

      Obrigada pela visita!

      Beijos

  26. Como vai Sora? Obrigada pelo post. Eu ainda não testei. De fato a coisa começou a complicar aqui em casa quando um dos gatos inteiros que tenho ficou doente e teve que vir pra dentro de casa (os outros ficam numa área externa – 5, quase um gatil). Bem após este episódio, todos os gatos de dentro de casa (+4), mesmo sendo todos castrados (2 machos e 2 femeas) a coisa virou um caos, até que ontem minha empregada retirou todas as roupas do closet, das camas do quarto de hospedes e do sofá de uma saleta (lendo tudo o que vc escreveu estes 2 ambientes não tem o nosso cheiro)… bom, vou testar esta receita e passo depois o resultado.
    Um grande abraço e obrigada novamente.

    • Olá Janny,

      Complicado mesmo o cheiro de urina de gato =S

      Testa as dicas e me fale, que eu estou planejando uma segunda parte do post, com mais dicas e relatos de leitores.

      Obrigada pela visita!

      Beijos

  27. Ola, passei por 3 x a solução, melhorou bastante, tenho deixado o sofa na area pra tomar ar acho que isso tbem ajuda, pq na sala ainda n da, o cheiro ainda persiste! acho que ele fez uns 3 litros de xixi, qnd. virei o sofa… ne que tinha vazado ate em baixo? afff!!! Espero mais dicas, quem sabe vc descobre uma receita ainda mais poderosa pra acabar de x com esse problema terrivel!!! Obrigada ta?
    Abraço,
    Maria Alice

  28. Olá, li todas as dicas e irei testar. Essas receitas servem para extrair o cheiro de xixi em calcados e tênis? O gato de minha irmã fez xixi em todos os meus calcados, o que faço?
    Muito obrigada Carla

    • Lave os calçados com água e sabão, em caso de tecido, normalmente. Caso seja couro, passe um pano úmido com água e sabão.

      Se o calçado for de tecido o método pode ser testado, com cautela, ok?

      Se o calçado for de couro é melhor não arriscar passar vinagre e água oxigenada.

  29. Olá Sora, tenho um casal de gatinhos, ambos castrados, mas o macho escolheu um cantinho da minha sala como banheiro. Já tentei de tudo, mas acho que o cheiro já está muito impregnado… de qualquer forma, compartilho aqui uma dica: consegui afastá-lo do lugar com pimenta do reino em pó que espalho pelo chão. É verdade que o lugar fica com aparência de sujo ;), mas funciona para deixa-lo longe durante a noite. Pela manhã eu limpo o lugar e a casa fica com uma cara decente :). O problema é que durante o dia ele se aproxima e usa o “banheiro” quando não estou em casa. Agora vou tentar o bicarbonato aliado ao vinagre. Depois mando notícias pra dizer se deu certo. Obrigada pelas dicas.

  30. Adorei a dica! Mas queria tirar uma dúvida.
    Posso acelerar o processo da oxigenada com o secador ou tenho que deixar secar naturalmente?
    Bjuuu

  31. Funcionou conosco a Receita, tive dificuldade de encontrar a solução de 3% da água oxigenada, então o farmacêutico me instrui a fazer a diluição por equivalência.
    Obrigado mesmo!

  32. Adorei as dicas, só não entendi sobre a água oxigenada 3% aonde encontro, ou pego uma parte da de 10v e transformo em 3v. Explique-me por favor! Abraços

  33. Um de meus gatos fez xixi na minha cama num lapso de um segundo em que deixei a porta do quarto aberta. Só fui me dar conta no fim do dia, quando abri o quarto e fui me deitar. Estava lá a mancha e o xixi ainda levemente úmido. Embora tenha ficado muito nervosa na hora, como tenho dois gatos, não tive certeza de qual dos dois merecia o meu esculacho. Respirei fundo e busquei no Google. Tive então a sorte grande de encontrar esse blog!
    Ao que interessa: fiz a mandinga da solução 50% água 50% vinagre + salpicada de bicarbonato + esfregada de água com detergente e adivinhem? Funcionou! Meu colchão está branco e inodoro como um novo! :)
    Estou realmente muito contente e muito satisfeita com o resultado!
    Fica aqui o meu muito obrigada!
    E também um parabéns pelo empenho e dedicação em fazer um blog tão bonito, organizado e com conteúdo de qualidade!
    Um beijo pra vocês!
    Mariana

  34. ola!moro em apto estou louca para ter um ou dois gatinhos,mas tenho medo deles pularem da janela….alem disso tenho medo da minha casa ficar com cheiro desagradável;então como faço?dá uma dica por gentileza!

    • Olá Luccy,

      Vamos lá, primeiramente coloque tela em TODAS as janelas. Não tem jeito, qualquer espaço que dê acesso a fora do apartamento deve ter tela de proteção.

      Com relação ao cheiro, não se preocupe, adote gatos filhotes e ensine-os desde pequenos a usar a caixa de areia, que geralmente fica na área de serviço. Caso os gatos comecem com maus hábitos, como urinar em locais impróprios comece a usar medidas educativas, isso caso você flagre o bichano. E vá usando dos métodos do vinagre para inibir a vontade do gato de urinar em certos locais.

      Espero que tenha ajudado.

      Beijos e obrigada pela visita!

  35. Adriana Benavente Mangano

    Ola, tudo bem? gostei muito do post, adotei um gatinho na sexta feira e no sabado de manhã ele fez xixi na minha cama, durante o dia eu mostrei a ele onde ficava a areia e ele começou a fazer na areia mesmo, xixi e cocô….só que todos os dias na hora de dormir ele faz xixi na cama e de manhã também, o restante do dia ele usa a areia normal. Eu comprei um repelente repelekão e não adiantou muito, se eu usar essa receita com bicarbonato será que ajuda? tem alguma dica? Obrigada…beijos

  36. Os quatro gatos da casa gostam de subir no carro, arranham e agora fazem xixi na capa. Vou tentar o vinagre de limão na capa. Quem sabe eles nem sobem mais. Obrigada pelas dicas.

  37. Ola tenho 2 fêmeas castradas e um macho que vem fazendo xixi no apartamento todo inclusive no sofá,acabei de castra-lo mas vendo os comentários uma pessoa diz que mesmo o macho sendo castrado continua fazendo xixi , ele não vai parar de fazer xixi ? meu Deus o que faço? me ajude,vou testar essa receita e espero que funcione pois esta difícil conviver com o mau cheiro.Um abraço.

  38. Evelize Figueredo de Souza

    Estou desesperada,tenho 3 gatos e eles tem acesso ao quintal para fazer xixi mas a gata,uma persa,em 3 dias consecutivos fez xixi na cama e no sofá.O problema da cama eu resolvi mas o sofá é novo e encharcou o assento e fiz toda sua indicação só não pus a água oxigenada com medo de manchar e acho que terei de fazer novamente,pois o cheiro não saiu completamente.O problema é que não da pra por o sofá na rua pra secar,ele é muito grande .Ensinaran que se eu o colocar álcool ajuda a secar o sofá.Vou fazer um teste pra ver se não macha.Mas enquanto isso aguardo uma resposta.
    Ah,gostaria que soubece que suas dicas foram muito úteis. Contiue postando.

    • Olá Evelize,

      Tente usar a água oxigenada em um pedaço escondido do sofá para testar se mancha o tecido, caso não manche use a receita completa, pois está aí o segredo da receita.
      Faça mais uma vez e me fale se funcionou, OK? Caso não dê certo pesquiso outro modo OK?
      Obrigada pela visita.
      Beijos

  39. Tenho uma gata de seis meses que entrou no cio e esta fazendo xixi na casa toda já estou louca, vou mandar castrar na terça. tomara que ela pare de fazer xixi pela casa . Gostei das suas dicas vou testar. Abraços.

  40. Evelize Figueredo de Souza

    Ok, vou tentar hoje mesmo e quando secar eu te escrevo.

  41. Estava aqui lendo os posts e preciso compartilhar com vocês que o melhor produto que encontrei até hoje para manchas e cheiros em tecidos é o enzimac. O herbalvet para ambiente pois rende mais.
    Nossa, achei excelente mesmo.
    Tira manchas e cheiros e não tem odor forte de desinfetante. Vale a pena conferir.

  42. Oi, estou com um tapete de lã, onde os gatinhos da minha sogra fizeram muito xixi, o tapete é grande, já lavei duas vezes(sabão em pó e amaciante) e deixei muitos dias no sol, borrifei vinagre, porém o cheiro continua. Como devo proceder???
    Também se puder me ajudar, tenho 02 gatos dentro de casa, e na varanda de minha casa, coloco ração para 02 gatos de rua, uma fêmea e um macho(castrados), o macho até ser castrado ele fazia xixi na porta para marcar território, não faz mais, porém a noite outros gatos tem aparecido e estão marcando território. Existe algum produto que eu possa colocar para que eles percam esse hábito, por favor me ajude, pois o cheiro passa pra dentro de casa.
    Att. Beatriz

  43. Olá! Testei o seu passo a passo no meu puff de couro sintético. Apareceram gatos de rua no meu quintal e meu gato (que ainda não é castrado) fez xixi no puff 2 vezes para marcar território. Foi tanto xixi que formou uma poça perto das costuras do puff (afffffff).
    Já testei querosene com detergente e não saiu. Agora apliquei no puff todo sua receita. O cheiro amenizou, mas continua aquele “ranço”. Não sei o que fazer… são dois puffs enormes que servem como sofá.. não posso me desfazer deles no momento.
    Será que fiz algo errado? Faria mais efeito aplicar mais de uma vez?!

    Obrigada! Juliana

  44. tania maria aguilar

    por favor , estou a ponto de estourar…. adotei uma gatinha com 45 ds. agora ela entrou no cio e não para de fazer xixi em todo lugar. meu sofá está com um cheiro insuportavel, outro dia deitei nele e tive ate dor de cabeça. o que faço por favor. me ajude. estou a ponto de doar a tal gatinha

  45. Sora AMEI, NOTA MIL….Parabéns!!!Obrigada por compartilhar…

  46. Olá por vários dias estive á procura de exatamente o que você postou, me ajudou muito, tenho um casal de gatos castrados,no entanto eles insistem em fazer xixi dentro de casa, e tem época não é sempre..o que pode ser tem alguma dica ou orientação?
    bjosss

  47. ELIANE DE CARVALHO

    Olá Sora!!!
    Obrigada pelas dicas!!!
    Tenho 5 gatos e 2 deles fazem xixi pela casa toda!!!
    O cheiro é insuportável!!
    Ontem encontrei meu sapato de couro (que eu adoro, pelo conforto que tem), com um cheiro insuportável. Não vi quando eles fizeram xixi nele. lavei com água e sabão em pó, passei vinagre de álcool, e nada!!!!! O cheiro parece que entranhou nele.
    Sabes alguma outra dica para que eu possa testar?? Não gostaria de ter que colocar este sapato fora!!!
    S.O.S !!!!!
    Bjssssss

    • Olá Eliane, tente bicarbonato de sódio. Amare um punhado de bicarbonato de sódio em uma trouxinhas de pano, e deixei de um dia pro outro em local arejado, talvez esse truque ajude. Abraços!

  48. Excelentes dicas! Parabéns!
    Eu estava em dúvida entre o Sanol e o Coala, pois não tinha nenhuma referência desses produtos.
    Valeu!

  49. Sora, seu blog está muito legal, com dicas bem interessantes e que realmente surtem bons resultados. Parabéns e grata pela colaboração. Tenho dois gatos machos que, depois da mudança de casa, passaram a fazer xixi pela casa toda…

  50. Sora,adorei seus comentários e gostaria de dar também algumas experiencias,pois aqui são 18 gatinhos.Tenho um gatinho, o Lucky, apelido Mr Prosac.Ele foi diagnosticado como hiperativo e passou por diversos vets ,inclusive holisticos (florais e homeopatia).Nada deu certo.Vc não vai acreditar:o que solucionou o problema foi assistir ABC Felino,no Animal Planet.No caso,o mais incrivel é que o Cheetos(nome do gatinho americano),é igual ao meu Lucky,amarelo e branco e foi retirado de um abrigo.Fazia as mesmas coisas,urinava em tudo,cortinas,tapetes,provocava os outros encarando com um miadico baixo..bem irritante.Liguei para a vet e pedi uma receita de fluxetina na dosagem adequada para o peso dele.Foi um milagre quase que instantaneo – em 2 dias ele estava mais tranquilo,não pertubava os irmãos,nem fazia mais xixi fora do lugar…Mas isso só foi feito depois que esgotei todos os meus recursos (exames,vets comportamentais,etc).
    Uma coisa que fiquei com duvida é que vc falou do Coala e do Herbalvet.No caso, o Coala é só desorizador e o Herbalvet é tb desnfetante.No caso do Coala,o que vc utiliza para desinfetar???
    Bjs nas crianças

    • Olá Claudinha, simplesmente A DOREI seu depoimento, sabe porquê? Pois você não desistiu do seu gatinho. Recebo vários comentários de gente “desesperada” falando que se não tiver solução vai ter que se livrar do bichano, complicado, pois para mim não é ter apego ao animal.
      Então, eu uso Coala comp desodorizador, ao final da limpeza. Já o Herbalvet desinfeta e desodoriza, muito bom!
      Obrigada pela visita.
      Beijos!!!

      • Sora,sou apaixonada por animais ,principalmente por gatos,desde pequena,inclusive queria ser veterinaria,mas por falta de uma boa orientação quanto as minhas alergias,foi dito que eu tinha alergia a pelo de animais.Como fazer veterinaria desta forma?Desisti.Hoje sei que tenho alergia a polen – o gato da minha avó andava solto pela rua (ela morava em casa) eacabava com polen em seu pelo…Velo que as pessoas que adquirem animais,raramente procuram se informar antes sobre como é tê-los e até depois não pesquisam,mesmo com a internet facilitando tudo.Sempre estou pesquisando,encho o saco dos vets dos meninos,procuro ler até revistas veterinarias,enfim muita coisa eu não sei ,mas procuro sites e foruns serios para me ajudar no trato das crianças,pois nós que temos gatos sabemos como é dificil encontrar vets que realmente entendam de felinos, mesmos aqueles que se dizem especialistas.Muita gente acha bonitinho,mas quando adoece,ou tem problemas (que na maioria das vezes criados pelos humanos),quer se livrar.EU SOU APAIXONADA PELOS MEUS 18 FILHOS E PELOS VÁRIOS SOBRINHOS QUE TENHO -sou catsitter também.

      • Eu também sou apaixonada pelos meus mimis. E por ter passado por muita coisa com eles resolvi criar o blog, para escrever sobre tudo o que descobri e passei.
        Também queria ser veterinária, mas nunca tive o apoio que gostaria.

  51. Que nojo… 60 gatos é exagero demais…

  52. Olá Sora. Tenho um gato que está comigo há uns 8 anos. Uma vizinha o achou na rua e eu, com dó peguei pra cuidar. Foi a primeira vez que tive um gato na minha vida. O que eu não imaginava é como minha vida iria mudar com a vinda dele aqui pra casa. Ele fez xixi e rasgou meu sofá e todos os moveis que eram de tecido. Minha casa nunca mais ficou cheirosa. Eu parei de receber as pessoas de vergonha dos moveis estragados e fedidos. Claro que sempre tivemos muito amor pelo bichinho, pq só assim pra suportar isso. Só que agora eu preciso trabalhar na minha casa. Preciso receber clientes, e fotografar crianças. Como eu vou administrar isso? Como uma mãe vai trazer seu filho recém nascido pra ser fotografado na minha casa se ela estiver com mau cheiro e com móveis rasgados? Eu preciso trabalhar! Eu preciso viver tb. Gostaria muito de arrumar um outro lar pro meu gato. De arrumar uma pessoa que vai amá-lo assim como nós. Não tenho coragem de judiar, nem largar por aí. De jeito nenhum! Estou sofrendo com essa situação. Mas eu não tenho alternativa. Desisti de anunciar em páginas que de adoção pq as pessoas só pensam nos bichos e não entendem a minha situação. Ninguém quer saber a realidade da vida de uma pessoa que tem um gato mijão. Eu penso que ajudei ele quando esse estava na rua, magro e fraquinho. Dei tudo que eu poderia dar a ele durante esse tempo. Será possível que eu não possa mais fazer nada por conta dessa minha atitude de tê-lo adotado um dia? Não estou jogando o gato fora! Estou procurando um lar pra ele! E se eu soubesse que ter um gato me traria tantos transtornos, eu nunca teria adotado ele. Fiz a minha parte enquanto eu pude! Agora não dá mais e as pessoas me crucificam por isso! Eu preciso sobreviver tb! Preciso trabalhar! Esses dias agora ele fez xixi em cima da minha mesa da sala, espirrou na minha cadeira e o cheiro não saiu. Ele anda miando muito a noite. Um miado alto, estranho. Que me desculpe todos os adoradores de gatos, mas o meu nível de stress está altíssimo! Minha pressão chega a subir quando vejo que ele fez xixi de novo em algum lugar da casa e não nas suas caixinhas de areia que vivem limpinhas.

    • Simone,
      Entendo seu desespero,mas precisamos de algumas informações:ele é castrado?Vc já o levou ao veterinario para ver se ele tem algum problema clinico?

      • Ele não é castrado. E tb não tinha problemas de saúde. Agora estou pensando em levá-lo a um veterinário pra fazer um check-up. E tb penso em castrá-lo. Preciso fazer alguma coisa urgente pra ver se esse comportamento melhora. Hoje ele fez xixi na minha cadeira da sala, que é de couro. Eu não tinha visto e me sentei. Daí senti um cheiro forte e fui olhar, era o xixi. Imagina se tivesse acontecido isso com um cliente? Estou no meu limite gente…não aguento mais. :(

      • Não posso garantir que a castração resolverá seus problemas em 100%,porque ele já está com 8 anos.Mas é quase certo que reduzirá a urina – que é demarcação – e ficará mais calmo e talvez reduza suas saidas.A recuperação de castração ,principalmente nos machos, é muito rápida.Eu tenho um gatinho,com testiculo embutido que só consegui castrar com 8 meses.Até a castração eu sofri com ele urinando pela casa toda,uivando a noite,etc.Após a castração ,a urina acabou e os miados tb.As vezes demora um periodo para que os hormonios se estabilizem,mas na maioria da vezes funciona muito bem.Sei que vc está muito estressada e torço para que tudo dê certo,pois se vc repassar o problema para outro,provavelmente será mais uma animalzinho abandonado.Não esqueça de dar retorno apos a castração..

  53. Preciso mostrar isso pra minha mãe será uma solução para as nossas vidas temos 5 gatos e tem 2 que sempre estão fazendo xixi pela casa, e são castrados! obrigada pelas dicas amei

  54. samira spindola

    bom dia Sora, como eu aplico herbalvet no sofá?

    • Olá Samira!
      Antes de mais nada faça o teste em um pedaço do sofá para ver se não mancha o sofá OK?
      Conforme o rótulo o modo de utilização é 1ml do produto para 500ml de água. Não usar outro agente junto, pois pode afetar a ação do Herbalvet.
      Esse desinfetante é geralmente utilizado no piso, em paredes e para esterilização de instrumentos de pet shop, tenha cautela ao utilizar no sofá. O ideal é fazer a receitinha do post.
      Boa sorte!

  55. A receita caseira é ótima. Limpei meu sofá na quarta-feira e meu gato tinha feito xixi no fim de semana, então o xixi já estava seco e o cheiro mto forte. Antes já tinha tentado produtos para limpeza de estofados e álcool, só piorou. Achei o post aqui e fiz, deu muito certo. Estou encantada com essa receita. Obrigada pela ajuda! :D

  56. Adorei a dica vou tentar.

  57. Rita de Cássia Nascimento

    Amei as dicas e gostaria que me ajudassem, meus fatos(4) são castrados e saem pela janela e ficam perambulando pela garagem. O problema é que a parede fica cheia de marcas de patinhas, vocês podem me dar uma dica decorativa para a parede em baixo das janelas? Obrigada.
    Rita de Cássia
    Juiz de Fora-MG

    • Olá Rita!

      Uma dica decorativa seria os adesivos de parede, um vaso de planta ornamental. Se a garagem for aberta pode apostar nas plantas trepadeiras, que irão fixar na parede.

      Obrigada pela visita!

      Beijos

  58. Olá!

    Entrei no seu blog depois que minha gatinha fez xixi no meu sofá de couro. Fazia umas 2 semanas que mesmo limpando o cheiro não ia embora e piorava cada vez mais, achava que não tinha mais o que fazer, a não ser mandar higienizar ou reformar o sofá.

    Pois bem, quando li aqui que a água oxigenada poderia tirar o cheiro, tive uma outra ideia: usar Vanish!

    Comprei um daqueles de spray e mais um refil, dos para roupas coloridas, apliquei muuuuito (no seco mesmo), principalmente nos cantos (encharquei) e esfreguei só com um paninho. Deixei ‘de molho’ por uma hora mais ou menos e sentei novamente no sofá para ver se exalava alguma coisa. Diminuiu bastante, mas ainda sentia o cheiro.

    Resolvi repetir a dose, encharcando novamente os cantinhos, passei no pano embaixo e deixei mais uma hora. Depois de quase seco, passei um pano só com água para tirar o grude do vanish.

    Sentei e… tchã-nãaaa! Sem cheiro! =co

    Fiquei impressionada, acho que quando mandamos para higienização e gastamos uma fortuna, é isso que eles fazem! hehehe

    Ah, parece trabalhoso mas não é! Em uma manhã economizei uma grana com higienização ou até mesmo com uma possível reforma.

    Detalhe, o sofá tá lindo, nem sombra de mancha, cheiroso e novinho.

    Muitíssimo obrigada pela dica!

  59. Tenho dois gatos, um e muito bonzinho mestiço angora / rua, outro e siamês com 4 anos, este tem gênio difícil, foi castrado com 4 meses , faz xixi por toda parte, tem brincadeiras perigosas ( esconde debaixo de tapete ou atrás de moveis, quando passo perto ele da um pulo, morde e arranha. Tem dia que ele parece doido, pula, corre, bate no mais novo, em outros e carinhoso, adora colo. Penso que ele não e normal.
    Bjos
    Tânia

    • Tania, tenho um gatinho que já citei anteriormente:Lucky.Ele tem um comportamento bem parecido com o seu e no caso dele o problema é que foi diagnosticado como hiperativo.O fato do seu gato ser siames,é um “agravante”.Dizem que é um gato com personalidade forte.Procure algum vet holistico que trabalhe com florais/homeopatia e em ultimo caso converse com algum vet para recomendar fluxetina(prosac),que é a medicação que ele toma atualmente e funcionou bem.Mas repito,só usei quando não tinha mais o que fazer:5 vets holisticos, um marido querendo despachar o gato e o pior é que ele é um doce com humanos,mas desagregava meus outros gatos- tenho 17.Boa sorte.

    • Continuação – Outra coisa que vc poderia verificar é se a castração foi bem feita – acho que através de teste de hormonios (não tenho certeza).Existem casos onde a cirurgia deixa algum pedacinho do material e isto pode gerar este problema de dominancia – novamente converse com um bom vet que entenda de felinos.

  60. valew me ajudou muitao!!!

  61. Oi,
    Tem uma semana que eu adotei a minha primeira gatinha. E na empolgação comprei uma caminha pra ela, mas ela tem urinado na caminha, em uma semana eu lavei a caminha 3 vezes… como faço para ela parar de urinarna caminha????? Será que lavar com vinagre de limão resolve o problema????? Socorro…. Não aguento mais lavar caminha…. me ajude….

    • Olá Kamila, ela é filhote? Se sim você tem que disciplina-lá, comprar areia para gato e castra-la. Assim, aos poucos, ela vai fazer xixi no lugar certo.

    • Olá Kamila!

      Primeiramente você compra uma caixa de areia e castre ela, ok? Depois você mesma tem que discipliná-la. Ela é nova e está reconhecendo a “área”, depois se acostuma.

  62. Nossa, eu estou tendo problemas com meu gatinho mais novo, ele já tem um ano e três meses e parece um filhote de tão levado e arteiro, desde filhote ele atormenta a vida das minhas outras duas gatas e a nossa por consequencia, vive arranhando tudo, se a gente tenta brincar com ele, ele vem mordendo e arranhando, é muito elétrico e depois do que eu li aqui estou com medo dele ser hiperativo :/
    O pior de tudo isso, é q em menos de UMA SEMANA ele urinou TRÊS VEZES na minha cama!!!! TRÊS…..em um período muito curto de tempo, o cheiro ta insuportavel, vim atrás de dicas para limpar o colchão e agora estou na duvida sobre ele ser hiperativo…vou testar o quanto antes a dica da limpeza e o ruim disso é q não posso deixar ele chegar perto do meu quarto, e não tem como ele ficar preso e o quarto tbm não pode ficar fechado o dia todo…num descuido ele vai lá e faz o xixi……
    Não sei oq desencadeou isso nele agora, ele é castrado desde os 6 mas nunca mudou de temperamento, pensei tbm que qdo ficasse mais velho fosse melhorar mas até agora nada
    E ainda tem mais, eu estou grávida e não posso de forma alguma ter contato com o xixi dele, e ele vem e mija na minha cama :( to muito triste com isso, pq fico muito estressada com essa situação, não quero me desfazer dele de jeito nenhum, mas e se ele continuar assim quando meu nenem nascer??????

    • Adrielle, tem gatos hiperativos mesmo, e sabe uma dica para ajudá-la? Use CatNip ou Erva de Gato, sério! Essa erva tem um efeito calmante com os gatos. Coloque na caminha dele, ou em brinquedos. Talvez melhore.
      Tenta e depois me fala, ok?
      Mas não se desfaça dele tá?

      • Oi Sora, obrigada pela dica, vou procurar testar um desses dois com ele com certeza, a dica de limpar o colchão foi um sucesso, ficou perfeito MUITO OBRIGADA, fiquei tão feliz de poder ter tirado o cheiro de xixi e deixar meu colchão limpo……e é como eu disse, eu não quero me desfazer dele de jeito nenhum, eu tenho um amor muito grande por ele, eu fico parecendo aquelas mães que tem um filho que dá problemas mas ela nunca deixa de ama-lo sabe rsrsrsrs sou bem assim, meu marido mesmo fala isso…e graças a Deus meu marido é até mais paciente que eu com relação a ele, seria difícil se ele não gostasse ou não fosse do jeito que é :)

      • Fico MUITO feliz quando comentam que deu certo. Tenta fazer o que te falei, e depois comenta aqui de novo para falar se deu certo mais uma vez, ok?

        Abraços!!!

    • Adrielle, tava lendo os comentários e me deparei com o comentário da Claudinha, dá uma lida: ” … Tenho um gatinho, o Lucky, apelido Mr Prosac.Ele foi diagnosticado como hiperativo e passou por diversos vets ,inclusive holisticos (florais e homeopatia).Nada deu certo.Vc não vai acreditar:o que solucionou o problema foi assistir ABC Felino,no Animal Planet.No caso,o mais incrivel é que o Cheetos(nome do gatinho americano),é igual ao meu Lucky,amarelo e branco e foi retirado de um abrigo.Fazia as mesmas coisas,urinava em tudo,cortinas,tapetes,provocava os outros encarando com um miadico baixo..bem irritante.Liguei para a vet e pedi uma receita de fluxetina na dosagem adequada para o peso dele.Foi um milagre quase que instantaneo – em 2 dias ele estava mais tranquilo,não pertubava os irmãos,nem fazia mais xixi fora do lugar…Mas isso só foi feito depois que esgotei todos os meus recursos (exames,vets comportamentais,etc)…”
      Então, essa pode ser a solução para seu gatinho hiperativo!

      • Adrielle,o Lucky é o meu ruivinho “atentado” e que toma fluxetina(prosac).Como disse anteriormente,só usei este medicamento após diversas tentativas:Florais,Homeopatia,
        Veterinario comportamental,etc.Outra coisa:vc não deve utilizar produtos com amonia para limpar pois isto fará com que ele urine no local.Outra coisa é vc mora em casa ou apto?Minha pergunta refere-se a :se é casa, outros animais podem estar urinando em volta da casa e esta é uma forma de liberar o stress e mostrar que o territorio é dele.Também tem situação de castração que pode ter deixado alguma parte de tecido e como consequencia ,ele apresenta comportamento como se não tivesse sido castrado..Isso tudo depois de ter eliminado a possibilidade de problemas clinicos como cistite,etc.Hoje recebi uma mensagem de um produto importado(não sei se já é vendido no Brasil):ZERO ODOR PET Entre nesta pagina https://mail.google.com/mail/u/1/#trash/14546dc8e6919bfa
        Bjs e boa sorte!!!E principalmente:Nunca desista de seu animazinho.Mesmo com estes problemas eles são maravilhosos.

  63. pessoal me ajudem, eu fiz todo o processo, mas agora que secou totalmente ficou esbranquiçado o sofá… socorro…. será que se eu lavar agora com agua e detergente, esse esbranquiçado some??

  1. Pingback: Como tirar o cheiro de xixi de gato | Tudo sobre bichinhos

Deixe uma resposta

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 81 outros seguidores

