Xixi de Gato: Problemas e Soluções


Bom dia, como estão?

A urina do gato é bem famosa, pois tem cheiro bastante desagradável, mas não é problema quando o gato usa a caixa de areia corretamente, pois a areia “disfarça” o cheiro das fezes e urina, porém tem certos gatinhos que teimam em urina no lugar errado.

Gatos são animais territorialistas, e o mau hábito de urinar pela casa é predominante no macho, porém há casos em que as fêmeas também apresentam este comportamento.

São diversos os motivos para que o gato urine pela casa, tem que ser feita uma análise caso a caso, mas as principais são:

CIO

  • Problema: Quando o gato entra no Cio sente a necessidade de marcar território para atrair um(a) parceiro(a) e afastar os gatos do mesmo sexo;
  • Solução: Para estes casos a solução é a castração, pois o animal fica mais tranquilo, não sente a necessidade de sair pela vizinhança procurando parceiras (os) e muito menos atrair parceiras (os) através do cheiro da urina.

Territorialismo: Locais familiares

  • Problema: Como disse acima, gatos são animais territorialistas, e marcam o território que para ele é familiar, para criar um “lembrete” que aquele local já foi vistoriado e explorado. O gato urina em móveis novos e pode até  urinar em visitas;
  • Solução (Móveis): Ao introduzir um novo objeto/móvel na casa transfira alguns “cheiros” familiares, você pode esfregar no objeto/móvel uma peça de roupa usada pelo dono, ou até mesmo esfregar o próprio corpo. Também atraia o gato para o móvel e faça com que  ele brinque ou se esfregue no móvel para que o seu “cheiro” também passe para o móvel, isso tudo monitorado pelo dono.
  • Solução (Visitas): Acostume o gato desde filhote a ter contato com diversas novas situações, locais, objetos e visitas, pois assim ele não terá necessidade de marcar bolsas, móveis e até as visitas quando um humano “invadir” o território deles.

Territorialismo: Gatos X Gatos

  • Problema: Gatos se sentem ameaçados com outros gatos no mesmo ambiente, e acabam urinando para mostrar “quem manda” na casa, isso pode ocorrer ao introduzir um novo gato na casa, com gatos no cio, e até com gatos que voltaram de uma rápida visita ao veterinário;
  • Solução: Castração e habituar o gato a novas situações, assim ele não sentirá a necessidade de urinar.

Problemas de Saúde

  • Problema: Gato urina em Spray em superfícies horizontais, como parede, janelas, cortinas, sofás.
  • Solução: Quando todas as medidas acima forem tomadas sem nenhum sucesso o indicado é levar o gato ao veterinário pois ele pode sofrer de um problema de saúde como a SUF (Síndrome Urológica Felina), que atinge pelo menos 1% dos gatos, em sua maioria machos, e que pode mudar o comportamento do gato fazendo urinar pela casa.

Mais dicas:

  • Alguns gatos adquirem o hábito de demarcar o território urinando no mesmo lugar, a dica é usar fita adesiva dupla face grudada sobre a superfície que o gato de apoia, para dificultar o acesso ao xixi, e assim tornar o hábito desagradável;
  • Outra técnica é revestir com plástico o objeto habitualmente demarcado, pois ao urinar o plástico pode gerar respingos que voltam para o gato, ele pode se sentir incomodado e abandonar o hábito;
  • Estar num local desconhecido pode ser bastante assustador para o gato. Por isso, introduza-o aos poucos num novo espaço. Inicialmente, mantenha-o em cômodo pequeno, com água, comida e caixa sanitária, e vá “apresentando” gradativamente cada nova área. Ele estará pronto para iniciar uma nova inspeção quando demonstrar estar bem ambientado ao que já viu, ou seja, quando estiver comendo, descansando, urinando e defecando normalmente.

 

Curiosidade

Alguns gatos aparentemente “gostam” do cheiro de Água Sanitária. Quando algum ambiente é limpo com Cloro/Água Sanitária os gatos tendem a se esfregar no local limpo, ou até mesmo no pano de chão com o produto. A explicação, os gatos reagem a cheiros fortes, como no caso da Água Sanitária, que sobrepõe o cheiro de urina e do próprio animal, então o gato vai se esfregar no local para deixar que o seu cheiro seja predominante ao do produto, alguns chegam a urinar no local recém limpo, enlouquecendo os donos! hahaha

Mas como limpar o local com urina? Isso vai ficar para um outro post onde eu vou contar sobre os produtos que já testei, falar sobre os produtos que funcionam e os que não prestam. Além de dicas fáceis e caseiras para combater  odor de urina. Afinal, com sessenta gatos né?

Caso tenham alguma dica, alguma dúvida, ou alguma curiosidade, comente! Vamos trocar informações. =)

Espero que tenham gostado e que tenha sido útil.

Fontes: Cão Cidadão, Beco dos Gatos, Dicas Peludas, Experiência Própria.

Beijos,

Sobre Sora 空

Paulistana, 30 anos, tem 70 gatos em casa.

Publicado em agosto 28, 2012, em Uncategorized e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. 68 Comentários.

  1. Post super válido, Sora!
    vou aguardar a continuação =D

  2. ÓTIMO post!!
    Meus gatos mijam pela casa toda, fico doida >.< Vou por dupla face e plástico em tudo! uaHAuhaUHAuaHUahUAhaUha
    Mas acho q é por sempre estar chegando gato novo… Tenho que tentar acostumar eles!!! Mas mijar na visita, isso pelo menos nunca fizeram, já pensou o-o

    • Jeremias Henrique

      Por favor, alguém me ajude. meu gato mina na casa inteira e em todo mundo. eu não entendi a parte da fita dupla face, o que eu faço com ela?

      • Olá Jeremias, coloque fita dupla face onde o gato se apóia para urinar (chão, móvel, parede), pois o gato pode se sentir incomodado com a fita grudando e largue o hábito.

  3. Oi Sora,

    Adorei as dicas, tenho 12 gatinhos(macho? fêmeas), falta castrar só tres filhotes e uma fêmea super arisca, estou tomando coragem pra fazer a castração dela, estou com um problema, gatos da vizinhança veem comer a ração dos meus e fazem xixi no quintal e dentro de casa estou quase louca.
    Agora queria te falar sobre a vaquinha, nossa está muito devagar, tenho o link lá no meu blog.
    Adoro suas postagens, obrigada, bom feriado e fim de semana, bjs, moro no RJ.

    • Olá Midian!
      Creio que os gatos da vizinhança vem para sua casa atraídos justamente pelos gatos não castrados, mas depois de todos castrados a situação melhora.
      A Vakinha está devagar mesmo, tenho divulgado mas as doações são poucas, mas não desanimo!
      Muito obrigada pelo comentário e a preferência!
      Beijos

  4. Olá Sora tenho 12 gatos e tenho 3 meninas castradas que fazem xixi pela casa inteira, tipo são os mesmos lugares, por mais que eu limpe, elas fazem… rsrsrsrs… e tenho um com problemas renais que este infelizmente não posso fazer nada, ele mija a casa inteira, pois o vet proibiu de brigar com ele quando fizer xixi… estou atada as situações, mas amei as dicas… Bjs

    • Complicado né? Mas acho que dá para afastar o gato de fazer xixi em lugares que você não quer com frutas cítricas como limão ou vinagre.

      Ele não se sentirá motivado em urinar naquele local.

      Obrigada pela visita Anja!

  5. Tudo que vc escreveu eu sei, quero saber como limpar a urina no banco do carro , pra tirar esse cheiro, porque escorreu i xixi da caixinha ok ?

  6. Ola Sora,
    tenho 1 macho de 9meses e 1 femea de 1ano e meio..o macho esta me deixando louca, pois esta fazendo xixi volta e meia na minha cama (no meu canto da cama..=/), mas nunca no mesmo lugar..as vezes faz em tapetes fofinhos, edredon q fica com a pontinha caida no chao…(minha cama é um futon no chão..) vc acha q pode ter ligação com as coisas estarem no chão? ou será q ele pode ter essa SUF?
    bjo

    • Olá Clara,

      Acho que somente um veterinário para poder te falar exatamente o que acontece com seu gatinho. Eu poderia dar um palpite errado, o que poderia comprometer a saúde do seu gatinho =\

      Mas obrigada pela visita!

  7. oi,sora!!!!não sei o que fazer mais com o meu gato.ele gosta de fazer xixi no edredom e já tentei esfregar o nariz dele no local,já assustei ele na hora do xixi,e nada,ele tem a areia e só usa quando quer..será que tem algo mais que não fiz mas que tentar.agradeço desde já.

  8. tenho 08 gatos 03 sao machos o unico q urina nas cortinas ,parede chao e um gato castrado. e uma gata q mija pra tras.os dois q nao urinam nao sao castrados,logo pela manha pedem desesperados pra abrirmos a porta pra eles irem fazer as necessidades la fora.q eu faco?

  9. o q eu faco com os mijoes?

  10. Tenho dois gatos castrados, ambos machos, ultimamente eles deram pra urinar na casa toda, estou muito chateada, o que posso fazer para eles pararem com esse péssimo hábito? Desde já obrigada.

  11. Tenho 5 gatos , 2 meninas e 3 meninos , eles não são castrados, ms apenas um deles faz xixi na casa inteira, não sei o q fazer, penso em prende-lo numa correntinha, com a areia, comida e água perto, é claro ! Isso vai resolver ?

  12. Oi tenho um gato macho de 3 anos e ele faz xixi por toda a casa onde ele vai .vai mijando já esfrequei o rosto dele no xixi e nada adianta daí resolvi por ele na corente pois tenho criança pequena em casa. Agora ele dorme na área e mijaa cada vez mais até nas cobertinha dele não sei o que fase pois adoro meu gato e não quero me desfazer dele

  13. OI tenho uma gata de 1 an e ela vive urinando no sofá e no colção do meu filho não aguento mais o cheiro horrivel ja limpei com vinagre, e não adiantou, estou ficando louca, mais amo gatos, tenho outra que adotei ela esta com 2 meses e é uma anjinho faz tudo certo, estou com medo de não dar atenção suficiente para a mais velha ja que esta dando trabalho, ai que triste… quero muito ficar com ela.

  14. Meu gato ja e castrado nunca fez xixi dentro de casa ele sempre teve a caixa de area agora começou a fazer xixi na parede coloco areia mas mesmo assim ele faz xixi em pé virado pr parede ja não sei o que fazer

  15. Sora,
    Parabéns pelo blog!!

    Estou desesperada. Minha gata é dessas que faz xixi em cima da visita.
    O problema é que a visita foi embora e o hábito de urinar fora da caixinha continua…
    Levei ao vet e pelos exames, o problema dela é comportamental.
    Nesse meio tempo, ela já urinou em cima de mim e do meu esposo (estávamos dormindo, ela mijou, literalmente, na nossa cabeça!).
    Escolhe sempre os nossos travesseiros ou os sofás. Não sei o que fazer!!!

    HELP ME!!!

  16. Boa noite Sora! Minha gata Lunna de 4 anos hoje começou a urinar pela casa, me preocupei pois ela nunca fez isso…

  17. Boa noite Sora! Minha gata de 4 anos hj começou a urinar pela casa, me preocupei pois ela nunca fez isso. Hj eu trouxe um cãozinho em casa, pode ter relação?

  18. Nossa, meu gato fica no maior barato com água sanitária, parece até q tá drogado, doidão!!! rs

  19. Roseli Martins Amancio

    TBÉM ESTOU COM O MESMO PROBLEMA, MEU GATO É CASTRADO E AINDA CONTINUA FAZENDO XIXI DENTRO DA PIA DA COZINHA, CHEGO DO TRABALHO FICO VARIADA QUANDO VEJO ME DA UM NOJO. ME AJUDEM POR FAVOR NO QUE DEVO FAZER.

  20. ola sora… a minha gata tem 4 anos. ela nunca fez xixi em lado nenhum. o ano passado no cio começou a fazer. cruzei ela, teve bebés e até hoje nao fez mais. tal como disse.. até hoje. tem estado com o cio e hj começou a fazer xixi. se eu a esterilizar ela poderá não fazer mais xixi?

  21. Olá você já postou sobre os produtos que tiram o odor da urina doa gatos? Preciso de orientação, usei água sanitária na limpeza do quarto e adivinha no que deu? Hahahahaha obrigada

  22. olá! tenho dois gatos um macho filhote de quatro meses não castrado e uma fêmea de mais de um ano ela deu cria e mãe desse gatinho até ai tudo bem mas depois que doarmos os outros filhotes, um gato do vizinho começo a nos visitar todas noite para bater na gata ela toma remédios então não entra mais no cio se que ele é o pai dos filhotes mas o que devo fazer pois não aguento mais a gritaria a noite e ela machucada todos os dias fora o xixis espalhados por tudo e fezes por favor me ajude se castrarmos ela isso vai parar

  23. adorei meus gatos so fazem no lugar errado

  24. Tenho 3 gatas adultas não castradas, de alguns meses para cá estou enlouquecendo, fazem xixi pela casa toda, nas cortinas, paredes, móveis, tapetes, no fogão, pia, escorredor de louças, até em cima de quem está dormindo. tenho 4 caixas de areia espalhadas pela casa toda, mesmo assim, não tem jeito. Gosto muito de gatos, sempre dou muito carinho, mas por esta situação eu não esperava, se não conseguir resolver, vou me desfazer de todas.

    • Lorena,

      Primeiro de tudo, castre elas, e seu problema acaba. Você acha mais fácil desfazer dos gatos do que castrar?

      Se você gosta mesmo procure castrá-las, além do que no post tem diversas ideias para amenizar e eliminar o odor da urina dos gatos, ok?

  25. Olá, tenho esses mesmos problemas com 2 gatos machos, como moro em uma casa, estou preparando um viveiro telado de 3×3 onde vou mantê-los maior parte do tempo, pois nada adiantou e estou tendo problemas de relacionamento com meu esposo por caus disso.

  26. olha meu gatinho de apenas 8 meses tá fazendo xixi onde ele encontra um lugar molhado, se ele cheirar e estiver molhado ele ali faz xixi. Detalhe ainda não castrei ele será que vai resolver

  27. Oi SARA tudo bem?! Então Sara ontem eu adotei um gatinho, apesar de eu gostar muito eu estou insegura em relação a xixi e coco dentro de casa, pois meu marido fica falando o tempo todo que odeia cheiro dessas coisas mas, ele gosta do gato . e quero deixar ele a vontade dentro e fora de casa. o que fazer.

  28. Tenho uma gata de dois anos, castrada, mas muito arisca, tem medo das pessoas que veem em minha casa. Tenho duas caixas de areia, que são limpas todos os dias, mas que ela não usa. Ela vai fazer cocô no piso da varanda da minha vizinha. Que vexame! O que faço?

  29. Meus dois gatos, uma fêmea e um macho, são castrados, mas fazem xixi, por tudo, no jardim, nas flores, e principalmente nas portas de entrada e da garagem, que são de madeira envernizadas, e nas portas dos armários da lavanderia, que também são de madeira. Tentei de tudo, até que “DESCOBRI A PÓLVORA”, comecei a passar óleo de peróba, mas não aqueles restauradores, aqueles não dá certo, tem que ser aquele natural.
    “BINGO”, não sei porque eles nunca mais fizeram xixi nas portas. Pena que não dá para passar óleo de peroba em tudo, né!

  30. bem tenho um gato ja tem 2 anos e não castrei ele ainda o nome dele é bob e ele faz xixi pela casa toda meus pais ja tao louco cm ele sera q se eu castrar ele vai parar ? mi ajudem não sei mais o q fazeer

  31. Olá, tenho 21 gatos sendo 11 fêmeas e 10 machos, todos castrados, com idades que variam de 18 a 1 ano. Venho tendo problemas quanto a xixi em vários lugares da casa.
    Tento uma combinação de água oxigenada depois vinagre e por fim , depois de secar jogo bicarbonato de sódio, mas as marcações continuam em outros lugares. Como você com 60 gatos consegue controlá-los? Sofá por enquanto, estou sem pq tenho medo que façam xixi( já perdi 2), mass quero colocar. Me ajude, por favor. Desde já agradeço.

    • Lilian, realmente 60 gatos não tem como manter a ordem. Pode ser um doa gatos que tem esse problema e desencadeou o comportamento em outros gatos. Verifique primeiramente quem começa a urinar, e qualquer dúvida consulte um veterinário.

  32. Ola tenho uma gata de 1 ano e meio, ela começou a fazer xixi por toda a casa, inclusive nos moveis como geladeira, microondas, sapateira…
    Tem dois gatos que entram em casa quase toda noite, Fechei a entrada com tela para que eles não entrassem mais, mais ela também não podia sair e não fazia na areia, continuou fazendo pela casa, então abri de novo a entrada, e os gatos voltaram a entrar e os xixis continuam pela casa.
    Me ajudem o que devo fazer??

  33. olá boa noite! tenho um gato novo em casa, ele tem a areia dele. mais ele só faz o xixi dele no quarto do meu filho; nossa ja esfreguei o focinho mais nada adianta estou louca de raiva mas preciso da sua ajuda por favor.

  34. Olá, tenho dez gatos sendo que seis estão sob minha proteção. de uns tempos p/cá, começaram a fazer xixi em todos os lugares e o pior de tudo é que são castrados…..eles fazem xixi no sofá , no quarto dos meus filhos em roupas sapatos e até na cama, na cozinha então, nossa amo gato mas estou desanimada com isso, minha casa fede xixi de gato, é difícil,não sei o que fazer. Uma das gatas mais velha , é castrada desde novinha ,nunca fez xixi fora da caixinha ou terra, ela dorme no meu quarto, nunca sujou ele, agora ela só faz xixi no quarto e começou fazer pela casa, socoooooorro , o que eu faço? Tem solução p/ isso?

    • Olá Ana Paula, pode ser comportamental. Um dos gatos pode estar fazendo xixi onde não devia, e isso motiva os outros a fazerem o mesmo. Tente identificar qual dos gatos começa para poder solucionar o problema primeiramente com esse gato mijão

  35. Há meses tem aparecido uma substância oleosa em várias partes do meu quintal, não tenho animais, mas sei que recebo visitas de gatos dos vizinhos durante a noite, aparecem nos cantos das paredes, cerca de 30 cm de altura, do lado do botijão de gás e de água e nas portas, o cheiro é semelhante à arruda e é bastante oleosa. Isso pode ser xixi de gato?

  36. Dei faxina na casa com veja CLORO ATIVO, tem uma cheiro forte de agua sanitaria, logo em seguida minha gata enlouqueceu e começou a urinar pela casa.

  37. Ola eu tenho um gato que se chama Fabinho e nao é castrado, nos mudamos de casa e ele se adaptou bem depois de um tempo ele começou a marcar territorio nos moveis, aplicamos um produto e passou e ele começou a namorar com uma gata e ela acabou ficando aqui e agora ele so entra em casa p fazer xixi , e nao posso me desfazer dela pq teve cria e estao todos aqui em casa e acho ele velho p castrar o que posso fazer ?

  38. meu gato tem 3 anos se eu manda castra ele sera q ele para de fazer xixi dentro de casa pois tem pouco tempo que começou a fazer !

  39. OLA ARRUMEI UM GATO Q SOFRIA PELO ANTIGO DONO E AGORA ELE NÃO QUER COMER NEM VEJO ELE BEBENDO ÁGUA ESTA FAZENDO XIXI NO LUGAR DELE DORMIR. NÃO SEI SE É O MEDO DO LUGAR NOVO OU DOENÇA. ISSO É NORMAL?
    ELE ESTA MAIS MANSO COMIGO ESTA FICANDO NO MEU COLO

    • Olá Gleydson. Acho que ele ainda está traumatizado com o antigo dono. Dê muito carinho, que aos poucos ele vai se acostumando, ofereça petiscos e talvez um patê para ele recuperar o apetite. Depois de acostumado, ensine o gato a fazer xixi no lugar correto, OK?

  40. Ola, tenho um problema!
    Tenho duas gatas em casa, depois que minha filha acho um gato adulto da rua e trouxe para casa elas que só faziam seu xixi e coco fora de casa agora estão fazendo dentro de casa! Não sei o que fazer já comprei areia especial e nada, coloquei a caixa de areia nos lugares que elas já tinham feito e outra vezes nada.
    Se aguem puder me ajudar serei muito grata!
    Obrigada!!!!

  41. será q essa parada da fita dupla face funciona ? tem uma gata aki em casa q ela mija sempre em um tapete na cozinha, bota a fita lá vai grudar na pata dela vai ficar agoniada kkkkkkkkkkkkk

  42. Olá! Não sei o que fazer! O gato da vizinha está vindo pra minha casa comer a ração dos meus gatos,(tenho 7.todos castrados)esse gato não é castrado e quando ele vem faz xixi no quintal todo e até dentro da minha casa!E desde então,o meu gato que é castrado também esta fazendo xixi nas janelas,portas,sofá,paredes.Já tirei a ração do alcance desse gato,mas mesmo assim ele vem aqui toda hora e mija em tudo que é canto!!fico constrangida ate mesmo em receber visitas em casa pois o cheiro impregna por mais que eu limpe! e ao mesmo tempo não tenho como controlar a entrada do gato da vizinha na minha casa! Alguem tem uma ideia?? Obrigada!!

  43. Oi Sora, tambem tenho trauma de vizinhos,por isso mesmo estava adiando a ideia de bater na porta deles. rsrsrs Mas acho que não tem outro jeito mesmo né? Obrigada,abraços! o blog é ótimo!

  44. O eu gato é castrado, e mesmo assim continua fazendo xixi, em tudo, na minha cama, nos meus sapatos, no meu computador, em tudo não aguento mais… ele faz em tudo, acho que é ciume dos outros pois tenho mais duas meninas e um menino que ainda não é castrado, e que sempre levava a culpa, agora descobri que é o Bob Cat, não sei mais o que fazer… me ajudem

Deixe um comentário

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 98 outros seguidores

